Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Igreja de Santa Eulália - Águeda

A Igreja Matriz de Águeda tem como padroeira a Santa Eulália (foi considerada uma das maiores mártires dos três primeiros séculos da nossa era).

Para os habitantes de Águeda esta construção é um dos monumentos mais antigos da cidade. Teve um papel muito importante, pois foi à sua volta que começou o aglomerado populacional. A sua construção não se sabe, ao certo, quando foi iniciada, pois só começa a aparecer documentação a partir do ano de 1320, no reinado de D. Dinis.

Ao longo dos séculos XVI e XVIII foram efectuados grandes restauros, que ainda hoje podemos observar.

Ladeando a frontaria pela direita, entramos no Átrio dos Arcos (ou Átrio Externo), composto por nove vãos levemente arqueados. Por este Átrio, podemos entrar pela porta de sucupira, de quatro folhas, e chegamos ao Átrio Interno. À esquerda encontra-se a escultura de Santa Eulália, em estilo gótico, do séc. XV, esta encontra-se danificada pela erosão, pois foi esta que esteve durante anos e anos no nicho granítico da frontaria. Esta é a imagem mais antiga que se encontra nesta igreja. Também neste Átrio se encontra a Deposição no Túmulo, imagem de Jesus morto e esculturas em meio corpo, que representam as personagens que intervieram na descida da cruz e tumulação.

Na Nave Principal o “Painel da Santa Eulália”, mede 4,4 metros de altura e 2,05 de largura, tela a óleo, proveniente de oficina lisbonense do séc. XVIII. Caminhando na direcção da Nave Central, podemos admirar os retábulos e ornamentos da Nave Central. No Retábulo da direita há uma escultura de Santa Luzia de madeira do séc. XVIII. No retábulo da esquerda há uma escultura com Nossa Senhora do Rosário, também do séc. XVIII, e toda a talha tem o dourado, no mais perfeito enquadramento no estilo. A Capela-Mor tem à direita, um retábulo principal, as imagens de S. Pedro e à esquerda a imagem de Santa Eulália. Podemos ver ainda dois “Anjos Ceroferários” de madeira dourada.

Na Capela Baptismal podemos ver a Pia Baptismal, cuja taça gótica tem dezasseis caneluras verticais e modelaram em apenas nove, cabeças de criança. A Capela Mortuária tem um retalho em estilo barroco, apresenta quatro colunas torcidas, embelezadas com grinaldas de flores, e na parte central um painel com as “Almas do Purgatório”. Podemos admirar ainda, num grupo de três salas a que chamamos “Cartório-Museu”, muitos elementos de valor diferente, desde várias telas a óleo, a retábulos, a esculturas, a painéis, etc. Por exemplo: Imagens de S. Francisco de Assis, S. Domingos, S. João Baptista, Stº António, S. José e o Menino.

Igreja Matriz de Águeda

Igreja de Santa Eulália