Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Apanha do Moliço

Foto tirada do blog d'ois por três in: "http://doisportres.blogspot.pt/2012/08/a-pateira-vista-de-fermentelos-no-tempo.html"
Foto tirada do blog d'ois por três in: 
"http://doisportres.blogspot.pt/2012/08/a-pateira-vista-de-fermentelos-no-tempo.html"

 

A apanha do moliço na Pateira, prática bastante arraigada nas populações ribeirinhas de Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel, foi durante muito tempo um exercício que contribuía para adubar os terrenos e limpar a Pateira.

Tinha data marcada. No dia 25 de Agosto de cada ano, as pessoas, nas embarcações próprias (bateiras), recolhiam o moliço das águas e transportavam-no para a margem, onde depois era carregado em carro de bois, para ser levado para as terras de cultivo.

Depois do trabalho árduo nessa tarde quente de Verão, o fresco da brisa e o barulho da água, faziam advinhar o convívio, onde as pessoas recostadas à sombra das árvores comiam as suas merendas, seguidas de cânticos e danças, que alegravam o resto do dia.

Esta tradição foi-se perdendo, e hoje já não se realiza com a frequência e importância que, antes, tinha. Hoje é relembrada, quando organizada por alguma associação cultural da região.