Projetos
Mobilidade urbana sustentável
1. Estruturação do Eixo EN1/Interface Modal/Escola Marques Castilho para circulação ciclável e pedonal (Rua Dr. Manuel Alegre/Rua 15 de Agosto e Praceta das Chãs)
Descrição da Intervenção:
Esta intervenção visa a criação de canais de mobilidade pedonal e ciclável que liguem o interface modal à escola Marques Castilho, com uma intervenção linear na Rua 15 de agosto, Rua Manuel Alegre e Praceta das Chãs. Esta intervenção colmata as fragilidades de circulação ciclável e pedonal no quadrante norte da Cidade consolidada, nomeadamente na ligação ao interface modal onde se concentram transporte ferroviário e rodoviário coletivo, com um posto de aluguer de bicicletas urbanas. A facilitação do uso de modos suaves a par da criação de condições de segurança e conforto no principal ponto de transbordo intermodal é fundamental para o desincentivo à utilização do veículo automóvel individual.
2. Construção de ciclovias e vias pedonais a nascente – Ligações centro/equipamentos escolares e comerciais a Assequins e Ameal
Descrição da Intervenção:
A presente intervenção visa a criação de canais de circulação, pedonal e ciclável, adequados e com condições de segurança facilitadores da sua utilização por parte dos diferentes públicos (jovens nas suas deslocações casa-escola; os idosos nas suas deslocações casa-serviços/comércio e a população em idade ativa que, morando nas zonas mais periféricas da Cidade se desloca para o centro diariamente para o seu posto de trabalho). Neste projeto prevê-se a criação de eixos pedonais e cicláveis na Rua António Costa Brinco, Rua Manuel Sousa Carneiro, Rua António Ribeiro de Matos e Rua Velha, e a intervenção em duas ligações pedonais/cicláveis entre a cota alta e baixa da Cidade onde existem escadarias de ligação entre a Av. 25 de Abril e a Rua Manuel Sousa Carneiro. Facilitam-se assim as ligações pedonais e cicláveis entre Assequins e o centro da Cidade (por exemplo com a ligação deste lugar à escola Marques Castilho em modos suaves) e do Ameal também ao Centro.
3. Construção de ciclovias e vias pedonais a poente – Ligações centro/equipamentos sociais e de saúde a Paredes
Descrição da Intervenção:
Esta intervenção pretende reforçar a ligação da zona central da Cidade ao núcleo de Paredes (integrado na ARU e delimitado como Comunidade desfavorecida). A ligação urbana destas duas áreas da Cidade é bastante sinuosa devido ao relevo que as separa, sendo necessária uma intervenção unificadora e que permita à comunidade uma circulação a pé ou de bicicleta num espaço seguro e de qualidade. Esta intervenção contempla a implementação de canais cicláveis e pedonais na Rua Maria de Melo Corga, Rua Fonte do Outeiro e Rua do Caldeireiro reforçando a rede de ligações intraurbanas.
4. Ligação ciclável centro da cidade às zonas industriais Travassô e Barrô – 1ª fase
Descrição da Intervenção:
O presente projeto visa a criação de canais de mobilidade ciclável entre a Cidade e os principais focos de emprego às zonas industriais de Travassô e Barrô, possibilitando a deslocação em modos suaves em condições de segurança. Estes canais servem também de ligação da Cidade aos espaços comerciais periféricos, acessíveis essencialmente por automóvel, mas que são procurados por cidadãos que se deslocam com riscos de acidentes graves.
Conforme previsto no PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro, importa implementar a rede ciclável de ligação da Cidade para norte (até à Zona Industrial do Norte de Águeda) e propõe-se alargar a rede existente/prevista até à Zona Industrial do Barrô, como forma de promover a utilização da bicicleta entre os trabalhadores das zonas industriais e, desta forma, alterar os seus padrões de mobilidade quotidiana. Estas ligações permitiriam ainda servir os lugares e as superfícies comerciais existentes nestes troços da EN1. Para além da intervenção física este projeto prevê ações imateriais com vista à adequada apropriação e utilização destes espaços, informando os cidadãos, avaliando e estudando boas práticas e resultados. Estas ações correspondem ao ponto B do PIMTRA.
5. Sistema integrado de gestão de transportes públicos e estacionamento de Águeda
Descrição da Intervenção:
O PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro define como necessário a criação de um sistema de informação centralizado para os transportes públicos da Região que responda às necessidades da população, disponibilizando informação integrada e simplificada (pp28). Também este instrumento refere que as orientações gerais definidas devem ser detalhadas em estudos/planos municipais de mobilidade. É com esta base, dando resposta à necessidade efetiva de desincentivar o uso do automóvel, nomeadamente através da disponibilização e sistemas de transportes públicos eficazes com informação dada em tempo real ao utente, que se irá implementar o presente projeto.
Neste projeto está previsto o desenvolvimento de um software de gestão dos transportes públicos e estacionamento da Cidade de Águeda. Pretende-se dar informação em tempo real sobre horários, meios de transporte coletivos disponíveis (ex.: nº de bicicletas nos diferentes cais disponíveis, autocarros nas diferentes paragens, etc.) e lugares de estacionamento nos principais parques/áreas de estacionamento. Esta última informação é crucial para a diminuição de GEE uma vez que tem um impacto direto na circulação orientando os veículos para os locais de parqueamento disponíveis sem que seja necessária uma procura mais alongada com impactos nefastos na qualidade do ar e ruído.
Para além do software estão previstas ações imateriais que permitam reforçar o uso do transporte público e modos suaves e que deem inputs reais ao sistema, ajudando a alcançar as metas/resultados nestas matérias (B do PIMTRA). O sistema deverá também contemplar a parte dos equipamentos (painéis informativos) a disponibilizar em contexto urbano para informar os utilizadores e uma aplicação móvel para ampla utilização.
Reabilitação urbana
1. Reabilitação do mercado municipal
Descrição da Intervenção:
Requalificação integral do edifício do Mercado Municipal dotando-o de condições adequadas à venda de produtos frescos. Este é um edifício estruturante da Cidade, tendo já mais de 30 anos e carecendo de uma profunda intervenção de requalificação dado apresentar patologias associadas à sua construção já antiga.
Localizado na zona baixa da Cidade, o Mercado Municipal é um importante elemento dinamizador da Cidade, com um papel de grande relevo na promoção das complementaridades urbano-rurais.
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 5000m2, distribuída por 2 pisos.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
2. Reabilitação do espaço industrial abandonado – criação do museu da indústria
Descrição da Intervenção:
Reabilitação integral da antiga Fábrica Canário Lucas para albergar o museu da indústria de Águeda. Pretende-se manter a estrutura e todos os espaços que constituíram a fábrica, perpetuando lógicas funcionais, contudo garantindo a segurança na sua utilização e inovando na forma como o modo produtivo é dado a conhecer.
Esta intervenção é uma âncora quer do ponto de vista urbanístico, uma vez que reforça dinâmicas funcionais da Cidade entre o centro e a sua expansão nascente – Assequins e Ameal, qualifica o território da ARU a nascente e sustenta novas dinâmicas culturais e económicas fortemente associadas à história industrial de Águeda e ao seu perfil socioeconómico.
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 5000m2 num conjunto edificado com elementos diversos.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
3. Reabilitação do edifício do Conservatório
Descrição da Intervenção:
Reabilitação de edifício da Casa do Adro onde funciona o Conservatório de Águeda. Este edifício é um prédio antigo, cumprindo os parâmetros de elegibilidade do investimento.
A intervenção visa a reabilitação do espaço que apresenta algumas patologias derivadas da idade e da sua intensa utilização para atividades culturais.
Localizado no centro da Cidade é um espaço de grande relevância no contexto das dinâmicas culturais de Águeda, uma vez que aqui se realizam as atividades do Conservatório.
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 750 m2 distribuída por 2 pisos.
Destaque para a complementaridade com os Projetos “Reabilitação do espaço público envolvente à Casa do Adro”, “Reabilitação de casa de ensaios do Cancioneiro” e “Reabilitação do edifício da Orquestra Típica”.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
4. Reabilitação do espaço público envolvente à Casa do Adro
Descrição da Intervenção:
Reabilitação do espaço público da Casa do Adro atualmente sem condições para o seu uso condigno. Este espaço público enquadra um conjunto edificado onde se registam atividades culturais de múltiplas entidades culturais e associativas, sendo por isso de elevada importância para a valorização e qualificação da Cidade. A intervenção permite, para além de organizar o espaço dotá-lo de condições condignas para que possa ter diferentes usos relacionados com as funções urbanas que suporta.
Na envolvente deste espaço encontram-se vários edifícios intervencionados no âmbito da anterior PRU – Parcerias para a Regeneração Urbana (CEFAS, Orfeão, etc.).
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 5000m2.
Destaque para a complementaridade com os Projetos “Reabilitação do edifício do Conservatório”, “Reabilitação de casa de ensaios do Cancioneiro” e “Reabilitação do edifício da Orquestra Típica”.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
5. Reabilitação de casa de ensaios do Cancioneiro
Descrição da Intervenção:
Reabilitação de edifício contíguo à Casa do Adro utilizado para fins culturais que se encontra com problemas estruturais a necessitar de serem intervencionados. É um edifício antigo que carece de uma intervenção de reabilitação.
Na envolvente deste espaço encontram-se vários edifícios intervencionados no âmbito da anterior PRU – Parcerias para a Regeneração Urbana (CEFAS, Orfeão, etc.).
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 150m2.
Destaque para a complementaridade com os Projetos “Reabilitação do edifício do Conservatório”, “Reabilitação do espaço público envolvente à Casa do Adro” e “Reabilitação do edifício da Orquestra Típica”.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
6. Reabilitação do edifício da Orquestra Típica
Descrição da Intervenção:
Reabilitação de edifício contíguo à Casa do Adro utilizado para fins culturais que se encontra com problemas estruturais a necessitar de serem intervencionados.
Na envolvente deste espaço encontram-se vários edifícios intervencionados no âmbito da anterior PRU – Parcerias para a Regeneração Urbana (CEFAS, Orfeão, etc.).
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 150m2.
Destaque para a complementaridade com os Projetos “Reabilitação do edifício do Conservatório”, “Reabilitação do espaço público envolvente à Casa do Adro” e “Reabilitação de casa de ensaios do Cancioneiro”.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
7. Reabilitação do Parque da Alta Vila
Descrição da Intervenção:
Nesta operação prevê-se uma intervenção profunda no principal parque urbano da Cidade. Este espaço integra um conjunto edificado intervencionado no âmbito da PRU – Parcerias para a Regeneração Urbana. Pretende-se qualificar ao nível da organização dos espaços do parque, arborizar e integrá-lo no tecido urbano existente anulando a sua imagem de espaço murado e isolado da Cidade envolvente. Nesta intervenção integra-se ainda o tratamento do arruamento sul, essencial a esta integração com a zona baixa da Cidade.
Integra-se no projeto a intervenção no arruamento confinante a sul, dado ter de ser executado simultaneamente uma vez que corresponde a um espaço de suporte ao terreno.
Esta intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 35000 m2.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
8. Construção de ciclovia e acessos pedonais – fecho da rede ciclável do centro
Descrição da Intervenção:
Complementar ao Projeto “Construção de ciclovias e vias pedonais a nascente – Ligações centro/equipamentos escolares e comerciais a Assequins e Ameal”, a presente intervenção visa fechar a rede urbana de ciclovias e circuitos pedonais na zona norte da Cidade, com intervenções específicas na Rua António da Silva Brinco e José Bastos Xavier e Gustavo Pimenta – envolvente de equipamento escolar e fecho do circuito nascente. Num eixo com elevada densidade populacional importa dotar os espaços públicos de condições para que os residentes se desloquem em modos suaves para o emprego e para as atividades quotidianas, nomeadamente para os equipamentos públicos.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
9. Construção de ciclovia e via pedonal / solução mecânica – reforço da ligação cota alta cota baixa da cidade
Descrição da Intervenção:
A presente intervenção realiza-se na Rua da Infantaria 28 e Rua do Outeiro na envolvente imediata da ESTGA e prevê, para além da qualificação do espaço no sentido de criar uma via ciclável e pedonal com caraterísticas adequadas e de segurança, a ligação à cota baixa na lateral da biblioteca Manuel Alegre, com uma solução mecânica de transporte de peões e bicicletas.
Este projeto, previsto no PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro, pretende facilitar a circulação pedonal e ciclável e potenciar a utilização do amplo estacionamento na Av. 25 de Abril como um dos pontos de paragem para os automóveis (TI) e interface para o modo pedonal e ciclável com a facilitação da ligação a cota alta.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.
Regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas
1. Reabilitação de espaço público envolvente habitação social do Centro
Descrição da Intervenção:
Este investimento pretende a reabilitação de espaço público envolvente ao Núcleo de habitação social e degradada, visando a sua requalificação, segurança, prevenção de comportamentos ilícitos, resiliência e melhoria do ambiente urbano.
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2. Reabilitação de habitação social – UHD (propriedade da CMA e IHRU)
Descrição da Intervenção:
Esta ação visa a reabilitação de edifícios de habitação social “Torre da Previdência” e “Fundo de Fomento Habitação” propriedade de privados, da CMA e do IHRU.
A autarquia possui cerca de 10 imóveis, considerando-se o mesmo nº para o IHRU.
É neste projeto que se prevê a componente de comunicação do PAICD - Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, de acordo com o previsto na alínea i), do número 1 do artigo 264º da Portaria 97-A, de 30 de março de 2015.
Pode aceder ao questionário de satisfação aqui.