Terapia da Fala
-
Viver
-
Cultura e Educação
-
Educação
-
Serviço de Ação social e de Apoio
- Terapia da Fala
O trabalho do Terapeuta da Fala, em contexto escolar, incide na avaliação e intervenção ao nível da comunicação verbal, incluindo linguagem oral/escrita e fala, da comunicação não-verbal, da interação social e da motricidade orofacial de alunos com multideficiência ou perturbações do espetro do autismo.
A autarquia tem, nos últimos anos, vindo a prestar apoio, ao Nível da Terapia da Fala, às crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, em complementaridade com o trabalho realizado pelo GAPSI, ao nível da intervenção psicológica e das ações desenvolvidas através do Programa Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Mas dado o elevado número de sinalizações e a gravidade das mesmas, a autarquia teve necessidade reformular o apoio. Ou seja, para além do trabalho com as crianças, mostrou-se como necessário, trabalhar também com os familiares e técnicos que as acompanham, por forma a capacita-los para, que no dia a dia, deem continuidade ao trabalho desenvolvido pelos especialistas.
Neste enquadramento, renovou-se o protocolo com a CERCIAG por forma a desenvolver o projeto de promoção de competências linguísticas, denominado “Grão a Grão", que tem como objetivo “a estimulação de competências linguísticas de crianças que apresentam lacunas no desenvolvimento da linguagem oral/escrita e a sensibilização para a importância da estimulação da linguagem, sobretudo da consciência fonológica, nos diferentes contextos em que a criança se encontra inserida, nomeadamente escolar e familiar”.
Este projeto tem sido desenvolvido em duas modalidades de intervenção:
- A intervenção seletiva destina-se a um número médio de 33 crianças, identificadas como estando em situação de risco, por apresentarem perturbação da linguagem e/ou fala, que beneficiarão de intervenção terapêutica individualizada no contexto escolar;
- A intervenção universal através da realização e dinamização de ações, no âmbito da prevenção e capacitação, destinadas a famílias, educadores e/ou professores, dotando-os de conhecimentos, ferramentas e estratégias de promoção da consciência fonológica que poderão ser implementadas no dia a dia das crianças.
Através da implementação, desenvolvimento e execução deste Projeto, espera-se contribuir para as futuras práticas de educadores-de-infância, professores, terapeutas da fala e outros profissionais com atuação no domínio, ao reconhecer que a intervenção focada e diferenciada pode ter efeitos significativos no desenvolvimento da linguagem das crianças. Proporcionando ainda, às crianças antes da entrada no 1ºCEB, experiências que lhes permitam refletir minimamente sobre a linguagem oral, como forma de prevenção de futuras dificuldades nas aprendizagens.
Destinatários:
- Crianças da Educação Pré-escolar que foram sinalizadas/diagnosticadas que necessitam de intervenção a este nível.
- Encarregados de Educação;
- Educadores de Infância;
- Outros Agentes de Ação Educativa.
Parcerias:
- Estabelecimentos de ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas;
- Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico – GAPSI;
- Equipa do Centro de Recursos para a Inclusão – CERCIAG;
- Serviços de Ação Social.