Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Regime de Fruta Escolar

“O Programa Regime da Fruta Escolar tem como objetivo principal contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.
Atendendo a tão nobre e importante objetivo, a Câmara Municipal de Águeda aderiu no ano letivo de 2009/2010 ao mesmo e desde abril de 2010 que, duas vezes por semana, é distribuída fruta/hortícolas aos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino públicos do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Águeda.


Este Programa prevê a complementaridade da distribuição de fruta com o desenvolvimento de medidas de acompanhamento e de ações que visem promover o consumo de fruta pela população escolar, como por exemplo, a criação de hortas nas escolas, visitas a mercados e hortas biológicas e desenvolvimento de trabalhos vocacionados para estas boas práticas.
Atendendo aos bons resultados, a Autarquia decidiu alargar o âmbito deste Programa e, desde setembro 2013, é distribuída uma peça de fruta/hortícola, por semana, às crianças que frequentam os jardins de infância da rede pública do concelho.
Para o presente ano letivo, prevê-se a distribuição de fruta a cerca de 2.200 crianças, num total de 115.380 peças de frutas e hortícolas, entre as quais, maça, pêra, laranja, clementina, ameixa, pêssego, banana, tomate e cenoura.”

 

Legislação

Regulamento (CE) n.º 288/2009 da Comissão de 7 de abril

Estratégia Nacional do Regime da fruta Escolar 2010/2013