Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

“Projeto Juventude – SABER COM NORMAS”

Projeto Juventude

O Instituto Português da Qualidade - IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização, considera que a divulgação da normalização nas escolas é uma abordagem estruturante e estratégica na medida em que, ao sensibilizar os jovens para esta temática, permite um mais fácil reconhecimento futuro da sua importância na economia e dos seus múltiplos impactos na vida dos cidadãos. Em linha com o entendimento da Comissão Europeia sobre as reconhecidas vantagens da inclusão da Normalização na oferta formativa, através dos sistemas de ensino, o IPQ, reconhecendo a importância estratégica desta abordagem, criou em 2008 o Projeto Juventude – SABER COM NORMAS - que se dirige a todas as

escolas públicas e privadas e a todas as modalidades de educação e formação do 3o ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Pelo sexto ano consecutivo, o concurso SABER COM NORMAS está a decorrer, com o apoio da Direção geral de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e desafia todos os alunos, daqueles graus de ensino, a realizarem trabalhos criativos subordinados à temática da normalização, através do recurso à pesquisa de normas para temas diversos de interesse curricular, eventualmente, no âmbito do projeto educativo de escola, ou mesmo a adaptação de algum trabalho já iniciado, tendo em consideração a transversalidade da normalização e a sua importância para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Poderão igualmente optar, pela realização de uma sessão temática que divulgue à comunidade escolar em que se inserem, a importância da temática da "Normalização", através de posters, folhetos ou filmes.
O objetivo é promover uma maior consciencialização para a importância estratégica da normalização, sensibilizando os alunos para os benefícios que dela resultam, familiarizando-os com as suas práticas, metodologias e finalidades, de uma forma inovadora.

Os trabalhos devem ser enviados para o Instituto Português da Qualidade até ao dia 30 de maio de 2014.
Informamos ainda que o Instituto Português da Qualidade está disponível para fazer sessões de formação/divulgação nas escolas, sobre a atividade de normalização ou sobre o Projeto Juventude.

Saiba mais no sítio Web do IPQ, em www.ipq.pt clicando em MATERIAL DE APOIO.

Poderá ainda entrar diretamente no Facebook e visualizar os trabalhos vencedores dos anos anteriores: http://www.facebook.com/pages/Almada-Portugal/Normi/150425178336087