Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica é a medida do impacte da atividade humana na Terra. Desenvolvida por Mathias Wackernagel e William Rees no início da década de 1990, indica a área produtiva de solo e mar necessária para garantir o estilo de vida de um indivíduo ou população. Na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu em Joanesburgo em 2002 (Rio + 10), a Pegada Ecológica foi consagrada como importante indicador de sustentabilidade, por permitir estimar a pressão humana global sobre os ecossistemas, agregando indicadores em áreas essenciais da nossa sociedade, como os Resíduos, os Transportes, a Habitação, a Alimentação e Consumo de Recursos Naturais, a Energia e Produtos e Serviços.

Em Portugal a pegada ecológica é de 4,12 hectares por pessoa, o que equivale a 2,32 planetas se toda a população mundial tivesse um estilo de vida igual ao dos portugueses. A nível mundial não deveria ultrapassar 1,8 hectares. E tu sabes qual o verdadeiro impacto da tua atividade no planeta? E se toda a população tivesse o mesmo comportamento?

E se de repente alguém lhe perguntasse: "Se todos os cidadãos do mundo tivessem os seus hábitos, quantos planetas seriam precisos para sustentar a humanidade?", consegue responder?

O Águeda Living Lab (ALL) e a Agenda 21 Local de Águeda dão uma ajuda! No âmbito das comemorações anuais da Semana Europeia da Energia Sustentável (http://www.eusew.eu/) o ALL desenvolveu uma aplicação que o ajuda a calcular a sua pegada ecológica.

Com esta iniciativa o Município de Águeda reforça a estratégia de sustentabilidade do Concelho e da consciencialização dos cidadãos para a necessidade de refletirem sobre os seus hábitos e o impacto destes sobre o planeta.

Descarregue agora mesmo a aplicação de forma gratuita para o seu tablet ou smartphone em (Android) ou (iOS).

Descubra o que pode fazer para reduzir a sua Pegada Ecológica.