Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

24 de novembro :: Ceia Serrana em Alvarim

20121119152844553104 1 1024 2500
10 Novembro 2012

Já faz serão! E na grande noite, Os Serranos repetem aquelas saborosas tradições. Eis a Ceia Serrana cuja 28.ª edição (...)

Já faz serão! E na grande noite, Os Serranos repetem aquelas saborosas tradições. Eis a Ceia Serrana cuja 28.ª edição se instala em ALVARIM (Belazaima do Chão), em casa da D. Alice Moreira da Cruz (no largo, ao fundo da povoação), no próximo dia 24 de novembro.

É lá que voltamos ao aconchego do lar serrano, numa casa intensamente rural, aquecida para receber vizinhos e amigos a partir das 19:00. O serão serrano começa a ser preparado ao redor da mesa com o mel na carpela da cebola ou com maçãzinha azeda, suavizados pelo vinho novo. Quem vier cedo ainda chegará a tempo de ajudar na descasca das batatas ou na esfarrapadela das couves. Ou encher as almotolias com azeite novo, ou mesmo atiçar as rachas que crepitam e aquecem o serão serrano.

Escoado (batatas, couves, bacalhau e suas caras, sardinha da salgadeira), tudo com azeite novo e alho barrufo ou não.
Rojões e chouriça serrana, com nabiças.
Rabanadas, bilharacos, filhoses e aletria.
Café de borralho, com brasa de mergulho para assentar e cachaça de bagaço.


Vinho e Água, SERRANA, naturalmente.

Vamos ainda recuperar tradições antigas da animação e da alegria dos vizinhos, que depois de fartos partilham e rivalizam na alegria das cantigas, da música ou mesmo de um pé de dança, ao som frenético da gaita-de-foles, da concertina e dos trinados dos cavaquinhos.

Para cumprir a tradição, cada participante deverá levar o seu prato, copo e talher e, quem quiser, outras sobremesas tradicionais que queira, pois a partilha está no espírito serrano da ceia. Acertamos contas no local (€15 por pessoa e a gentileza de €13 para os sócios da Associação Etnográfica Os Serranos, que poderão ser convertidos no local), mas a inscrição tem que ser feita até ao dia 22 de novembro, pelos telefones 962074942, 934718218 ou para serranoscaramulo@sapo.pt ou em locais como a FOTO POP, CASA CANDIEIRO, OURIVESARIA DIAMANTE, OURIVESARIA ARROMBA.