Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

5 a 31 de dezembro :: Exposição "Portugal Europeu: Meio Século de História"

20121128071605368977 1 1024 2500
30 Novembro 2012

Vai estar patente na Biblioteca Municipal Manuel Alegre a Exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História” (...)

Vai estar patente na Biblioteca Municipal Manuel Alegre a Exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História”, de 5 a 31 de dezembro de 2012.

"Portugal Europeu: Meio Século de História" é uma exposição de base fotográfica que reúne um conjunto significativo de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com incidência nas relações entre o nosso país e o processo de integração europeia. Dirigida e organizada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, a exposição tem a chancela científica do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A exposição divide-se em quatro períodos marcantes da História de Portugal, com início no pós-Segunda Guerra Mundial. A apresentação é feita em painéis de cerca de dois metros de altura, com uma forte identidade visual.

A história de Portugal e a sua relação com a União Europeia - atribulada e controversa mas bem sucedida - é mostrada nesta exposição de modo apelativo e ilustrado, com recurso a alguns documentos muito curiosos e importantes e a imagens elucidativas.

Patenteia-se o caminho percorrido por Portugal, dos primórdios da construção europeia até à atual qualidade de membro de pleno direito da União Europeia.