Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

16 a 22 de Setembro :: Águeda promove Mobilidade Alternativa

Thumbnail  1  1 1024 2500
16 Setembro 2011

Na Semana em que a Europa comemora a Mobilidade Sustentável, de 16 a 22 de Setembro, Águeda alerta e incentiva para o uso permanente de alternativas sustentáveis e limpas de transporte.

De modo a contribuir para um ambiente mais sustentável, a UE adoptou um conjunto de metas e medidas, relativamente ao clima e energia a serem cumpridas até 2020. Estas acções, que o Município de Águeda promove no âmbito do projecto Águeda 21 e do Pacto de Autarcas, pretendem uma redução de 20% das emissões de gases com efeito estufa, um aumento de 20% na eficiência energética e uma quota de energias renováveis de 20% do consumo total de energia.

Neste âmbito, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), surge como uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, e à qual o Município tem aderido nos últimos anos. Trata-se ainda de uma iniciativa integrada na Estratégia de Mobilidade Sustentável para Águeda, que será acompanhada pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e onde o Projecto-piloto beÁgueda – bicicletas eléctricas de Águeda, é já um exemplo.

O programa das comemorações da SEM de 2011 passa pela divulgação do beÁgueda, com a elaboração dos inquéritos de satisfação aos utilizadores, a promoção da adesão ao projecto, bem como pelo apoio à organização da 9ª edição do CERCIAG em Movimento. No âmbito desta última, no dia 16 de Setembro dinamizaram-se, no Estádio Municipal, actividades desportivas e de aventura, ateliês culturais e de sensibilização, para além de zona de tradições e Zen, e a 6ª edição do desfile de transportes alternativos.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal, convida os Aguedenses a juntarem-se aos cerca de 227 milhões de cidadãos europeus e a aderir às comemorações: “desloque-se nos transportes públicos ou alternativos, ande a pé, circule de bicicleta!”.

Já aderiu ao beÁgueda? Aproveite esta semana e faça a sua inscrição! Com a sua ajuda será possível construir uma cidade mais amiga do cidadão e do ambiente. Mais informações em www.cm-agueda.pt ou no Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) da Câmara Municipal.

Folheto :: Semana Europeia da Mobilidade 2011