Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

22 a 30 de junho :: 5.ª edição da Feira do Mundo Rural em Águeda

Thumbnail  4  1 1024 2500
15 Junho 2013

A quinta edição da Feira do Mundo Rural foi apresentada na passada quinta-feira, 6 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

A quinta edição da Feira do Mundo Rural - com entrada livre – irá decorrer entre 22 e 30 de junho, em Águeda, no Parque dos Abadinhos, e conta no seu programa com o 6.º Concurso da Raça Holstein Centro, animação com artistas do Concelho de Águeda, diversões, e garraiada, para além de tasquinhas, produtos biológicos com destaque para as plantas aromáticas e medicinais, para além de muitos expositores de maquinaria agrícola, entre os quais um dos últimos construtores Aguedenses de alfaias agrícolas. Esta edição comporta o maior número de expositores das edições realizadas até hoje.
Amadeu Morais, em representação da organização do certame apresentou o programa e sublinhou que a “primeira vertente da feira está relacionada com as tradições agrícolas, a memória das artes de amanho da terra, e o artesanato”. Destacou ainda a presença de uma das últimas atafonas (engenho em madeira usado para descascar e moer cereais).

O Vereador João Clemente destacou "a importância social e económica da agricultura no Concelho de Águeda, o que é reconhecido pela Autarquia através dos projetos que promove, como é o caso das Hortas d'Águeda junto à Biblioteca Municipal Manuel Alegre e em Vale Domingos". O edil agradeceu ainda em nome da Câmara Municipal de Águeda a Amadeu Morais e aos elementos que o acompanham na organização pelo esforço colocado na realização desta Feira do Mundo Rural.

O Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, por seu turno referiu que a Feira do Mundo Rural “tem vindo a criar raízes e já é um acontecimento com tradição em Águeda”, sendo “importante pelas sinergias que é capaz de criar e pelo próprio impacto da atividade agrícola na sustentabilidade económica, social e ambiental do Concelho de Águeda”.

organização é da Associação dos Criadores da Raça Holstein da Região Centro em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, que patrocina o evento com €25.000, e envolve animação, exposições permanentes, animais e artesanato, máquinas e equipamentos, stands comerciais, e gastronomia regional.

PROGRAMA