Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Desenvolvimento Sustentável :: Águeda na Cimeira Rio+20

2012062916545867728 1 1024 2500
26 Junho 2012

A Câmara Municipal de Águeda foi uma das três Autarquias Portuguesas convidadas a participar nos trabalhos preparatórios da Cimeira (...)

A Câmara Municipal de Águeda foi uma das três Autarquias Portuguesas convidadas a participar nos trabalhos preparatórios da Cimeira Rio + 20, promovidos pelo ICLEI, tendo a Autarquia integrado a Delegação Portuguesa presente na Cimeira das Nações Unidas Rio+20.

Águeda participou no Congresso Mundial do ICLEI - associação internacional de cidades e vilas comprometidas com a sustentabilidade -, que decorreu em Belo Horizonte de 14 a 17 de junho, programado como preparatório da Cimeira Mundial as Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), e que contou com a presença de mais de 1200 participantes, que representaram cerca de 570 milhões de pessoas em 70 países.

Águeda é um dos municípios portugueses mais empenhados no desenvolvimento da sua Agenda 21 Local, facto reconhecido pela associação internacional ICLEI ao convidar a Autarquia a presentar uma comunicação no painel dedicado ao futuro das Agenda 21 mundiais. A par com a apresentação realizada por Águeda, ouviram-se ainda as boas práticas de representantes das cidades de Toronto (Canadá), Montevideo (Uruguai) e da Província de Barcelona (Espanha). No painel preliminar foram apresentadas as experiências de Almada (Portugal), Changwon (República da Coreia), São Paulo (Brasil), Bilbao (Espanha) e Copenhaga (Dinamarca).

Num painel dedicado às boas práticas sobre Ecomobilidade, o edil Aguedense, Gil Nadais, apresentou o projeto beÁgueda – bicicleta elétrica de Águeda. Foram igualmente palestrantes Stian Berger Rosland, presidente da cidade de Oslo (Noruega) e Marcelo Cardinale Branco, Secretário dos Transportes da cidade de São Paulo (Brasil). Representantes das cidades de Oslo e Belo Horizonte demonstraram particular interesse sobre o projeto beÁgueda, ponderando a introdução de projetos similares nos seus territórios.

A comitiva Aguedense partiu no dia 18 para o Rio de Janeiro a fim de integrar a Delegação Portuguesa representada na Cimeira das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20. A participação de Águeda nestes dois congressos mundiais deve-se ao reconhecimento internacional e nacional das políticas e ações continuadas em matéria de sustentabilidade.

Gil Nadais refere “com a participação nestes congressos procuramos partilhar experiências, aumentar os nossos conhecimentos, mostrar o empenho e trabalhos realizados pelas pequenas e médias cidades em matéria de sustentabilidade (do local para o global)”. O edil Aguedense salienta ainda que estes eventos permitem “projetar o nome de Águeda além fronteiras, melhorando o desempenho do município de Águeda bem como o estabelecimento de redes de contactos, com vista a melhorar a estratégia municipal para a sustentabilidade ambiental, social e económica”.

Números da Organização das Nações Unidas indicaram presença de cerca de 130 chefes de Estado, bem como a emissão de mais de 45 mil credenciais, cerca de 12 mil para os delegados de 188 países.

A interação virtual foi considerada "enorme" pela ONU: desde novembro do ano passado, as conversas online tiveram participação de 50 milhões de pessoas.

Águeda no Rio+20