Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Leitão da Bairrada venceu nas 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal

20110912145540350574 1 1024 2500
30 Setembro 2011

O Leitão da Bairrada foi eleito, no passado dia 10 de Setembro, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria de Carnes.

O Leitão da Bairrada foi eleito, no passado dia 10 de Setembro, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria de Carnes.


O anúncio foi feito durante um espectáculo realizado sábado à noite na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitido em directo na RTP1, e que foi acompanhado pelo Vice-presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, e pelo Vereador João Clemente.


Na oportunidade, o Jorge Almeida não deixou de salientar que “é um reconhecimento totalmente merecido, cabe-nos agradecer o empenho de todas e todos que deram o seu voto para esta vitória do leitão.” O autarca enalteceu ainda “o facto da região se ter unido em torno do leitão da Bairrada, seu património comum, é um caso ímpar. Câmaras, confrarias gastronómicas, associações, grupos de cidadãos juntaram-se por uma causa e mostraram a importância da união e do trabalho conjunto.”


Recorde-se que a candidatura do Leitão da Bairrada teve como mandatário o músico José Cid, e como padrinhos António Sala (apresentador), Aurora Cunha (atleta), António Leitão (atleta), Toni (treinador de futebol), João Tomás e Paulo Adriano (futebolistas).


Entre Fevereiro e Março foi feito um apuramento global dos melhores pratos portugueses, uma lista com centenas de candidatos que contou com a colaboração do público e de todas as entidades interessadas. Depois foram seleccionados 70 pré-finalistas em sete categorias, a que se seguiu a escolha das 21 candidatas finais por um painel de especialistas. A 7 de Maio abriram as votações ao público, que decorreram até 7 de Setembro. Segundo a organização, foram contabilizados 899.069 votos.


Alheira de Mirandela, queijo da Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada e pastel de Belém foram os restantes vencedores.