Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Cultura :: Apresentação do Livro "O Diabo do Alfusqueiro" da Aguedense Maria da Conceição Vicente

20111014215319187419 1 1024 2500
01 Outubro 2011

No dia 22 de Outubro, às 16:00, a sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre irá receber o lançamento do livro O Diabo do Alfusqueiro (...)

No dia 22 de Outubro, às 16:00, a sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre irá receber o lançamento do livro O Diabo do Alfusqueiro da autoria da Aguedense Maria da Conceição Vicente e com ilustrações de Flávia Leitão. A apresentação ficará a cargo de Paulo Sucena.


A Câmara Municipal convida toda população a acompanhar este momento na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, que terá a participação com um momento de animação cultural de uma turma do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima.


Sobre o livro
Trata-se de uma narrativa de carácter lendário, que pretende justificar a existência de uma ponte de construção imponente, unindo margens difíceis por sobre um rio “irrequieto”: a ponte do Alfusqueiro. Sendo uma versão recolhida no legado do património oral da nossa região, a codificação em versão escrita apresenta-se num texto abrangente: embora sob o formato de livro ilustrado e aparentemente destinado a pequenos leitores, o texto não foi pensado para um público exclusivamente infanto-juvenil, destinando-se a todos os leitores, mais ou menos jovens, interessados em questões de literatura oral e amantes das belas histórias que nos enraízam num passado literário de grande significado.


O objectivo primordial deste livro será, sobretudo, o de dar um contributo para que não se percam os tesouros da nossa literatura oral, fixando-os em suportes menos perecíveis e projectando-os no tempo, para que cheguem mais longe.


Sobre a Autora
Maria da Conceição Sousa Vicente, natural de Águeda, é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e exerceu funções docentes na Escola E.B. 2/3 Fernando Caldeira de Águeda, tendo ocupado diversos cargos no âmbito da gestão (presidente do Conselho Directivo, presidente da Assembleia de Escola) e da articulação curricular (coordenadora do Departamento de Línguas, delegada de Língua Portuguesa). Esteve, ainda, ligada à formação de professores como orientadora de estágio (Língua Portuguesa), nas diversas versões tuteladas pelo Ministério da Educação ou integradas nas licenciaturas em ensino da Universidade de Aveiro.


É colaboradora da Porto Editora, desde 2001 (produção de materiais de apoio de carácter pedagógico-didáctico, no âmbito da Língua Portuguesa), sendo da sua responsabilidade os trabalhos seguintes:
• Preparação para a Prova de Aferição 2002 – 6.º ano;
• Guião de exploração de um vídeo educativo (História da Praia Grande, de João Paulo Seara Cardoso – representação do Teatro de Marionetas do Porto);
• Cadernos de Revisão (secção de Língua Portuguesa) – 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos;
• Colecção Férias (Língua Portuguesa) – 9 -10 anos e 11-12 anos.


É autora dos livros:
• Preparação para as Provas de Aferição 2008 – 6.º ano, Porto Editora;
• Preparação para as Provas de Aferição 2009 – 6.º ano, Porto Editora;
• Preparação para as Provas de Aferição 2010 – 6.º ano, Porto Editora;
• Bichos faz-de-conta, Porto Editora;
• Histórias Assim e a Sério, Ed. Trinta Por Uma Linha.