Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Cooperação :: Autarquia apresentou Boas Práticas de Mobilidade em Mérida, Espanha

20111003183752453384 1 1024 2500
01 Outubro 2011

A Cidade de Águeda foi uma das 18 cidades médias seleccionadas para partilhar as boas práticas de mobilidade no “IV Congresso da Rede CIUMED” e no (...)

A Cidade de Águeda foi uma das 18 cidades médias seleccionadas para partilhar as boas práticas de mobilidade no “IV Congresso da Rede CIUMED” e no “I Congresso da Rede Ibero-Americana de Cidades Médias”, dedicados ao tema “Mobilidade Sustentável em Cidades Médias”, que decorreu nos dias 21 e 22 de Setembro, no Centro Cultural de Alcazaba, em Mérida (Espanha).


O Município de Águeda apresentou a sua estratégia de reorganização do espaço público, com o objectivo de criar uma cidade para as pessoas – Aguedenses e visitantes – concretizada através: das obras de regeneração urbana; criação de infra-estruturas que permitam modos alternativos de mobilidade (por exemplo, percursos pedestres e rede de pistas cicláveis); reorganização das zonas de estacionamento de duração limitada e os incentivos à dinamização do comércio local; dinamização da rede de transportes públicos, com os objectivos de ajustar os horários às necessidades das populações (por exemplo, aumento de circulações na Linha do Vale do Vouga).


O projecto “beAgueda – bicicleta eléctrica de Águeda” foi considerado uma boa prática, não só pelo facto de ser um projecto inovador de utilização pública de bicicletas eléctricas, com recurso a um sistema wimax para gestão do parque, mas também pela sua génese estar associada a um marco cultural de Águeda e assentar em princípios de sustentabilidade social, económica e ambiental.


O congresso constituiu uma organização conjunta do Ayuntamiento de Mérida, da Universidade da Extremadura (Espanha) e da CIUMED, que é uma rede de cidades médias que tem como principal objectivo promover um sistema policêntrico e equilibrado de cidades que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.


RIACIM – Constituição de uma nova rede

A Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia (CIUMED) promoveu durante o congresso a constituição de uma associação sem fins lucrativos, denominada ‘Rede Ibero-americana de Cidades Médias (RIACIM), com o objectivo de ultrapassar as barreiras europeias.


O âmbito territorial da RIACIM são os países da Península Ibérica e da América Latina, sendo constituída pelos seguintes países: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


Esta nova rede pretende desenvolver um quadro de cooperação permanente entre as cidades médias, através do intercâmbio de experiências e da implementação de acções territoriais comuns. Ao mesmo tempo, pretende influenciar a tomada de decisões ao nível nacional ou internacional, impulsionando políticas urbanas baseadas nas cidades médias, consideradas como o melhor modelo de sustentabilidade e de qualidade de vida dos cidadãos.


Para atingir estes objectivos, a RIACIM deverá fomentar a partilha de informação e a reflexão sobre a gestão urbanística praticada pelas cidades da rede, favorecendo a difusão de experiências capazes de contribuir para que as cidades da Península Ibérica e América Latina se tornem mais dinâmicas, atractivas e competitivas.


Como resultado da apresentação e constituição da Rede RIACIM, o Município de Águeda foi convidado a formalizar a sua adesão à rede.

 

Newsletter da rede CIUMED (Setembro de 2011)