Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ação Social :: Programa de Reutilização de Materiais “Se Já Não Usas, Uso Eu!”

Sejanaousasusoeu 1 1024 2500
08 Fevereiro 2012

Desde 2007 que a Câmara Municipal de Águeda tem em funcionamento um programa de reutilização de materiais intitualado "Se já (...)

Desde 2007 que a Câmara Municipal de Águeda tem em funcionamento um programa de reutilização de materiais intitulado “Se não usas, uso eu!”, que consiste na recolha e posterior oferta de materiais reutilizáveis para pessoas que precisem de melhorar/reedificar a sua habitação.


A satisfação deste programa percorre várias áreas, nas quais se destacam a Social e Ambiental. Se se puder satisfazer as carências de pessoas que necessitam de determinados materiais para reconstruir a sua casa e não possuem recursos económicos para os adquirir, e se se evitar colocar na lixeira aquilo que já não se utiliza mas ainda está em muito bom estado, porque sobrou ou porque, simplesmente, se adquiriu algo mais recente, então estar-se-á a contribuir para uma corrente de Solidariedade Social com uma vertente Ambiental.


São objeto de recolha: louças sanitárias, carpintarias diversas, móveis usados (cozinha, WC,…), torneiras, caixilharias, materiais de construção (telhas, tijolos, blocos, ferro, tintas, vernizes, revestimentos cerâmicos) e eletrodomésticos que funcionem. Não são aceites materiais que necessitem de ser reparados.


Os materiais disponíveis estão depositados no Armazém Municipal de Assequins e qualquer pessoa que necessite poderá fazer o seu pedido, estando dependente dos materiais que existam em depósito.


Quem pretender, também, poderá oferecer os seus materiais contactando para o N.º Verde da Câmara Municipal 800 203 197. As organizações de Solidariedade Social do Concelho são também potenciais beneficiadoras deste programa, assim como poderão contribuir com materiais que já não utilizem.


A proposta e filosofia deste programa é constituir uma bolsa de materiais de construção civil, para que a população carenciada possa utilizar na reabilitação do seu lar. Se Já Não Usas, Uso Eu! é uma forma de todos nós como cidadãos podermos manifestar a nossa solidariedade para com aqueles que têm mais dificuldades.


Com este programa, a Câmara Municipal tem em vista à sustentabilidade do Concelho, promovendo a reutilização de materiais, criando-lhes um ciclo de vida maior e contribuindo para a melhoria e bem-estar dos seus munícipes.