Aviso à População - Perigo de Incêndio Rural - Medidas Preventivas

Anpc 1 1024 2500 1 1024 2500
07 Julho 2020

I - Situação

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destaca-se para as próximas 72 horas tempo quente e seco, realçando-se os seguintes aspetos:

- Hoje, humidade relativa do ar inferior a 20% no interior e no sotavento algarvio durante a tarde, com fraca recuperação noturna(noite seca), com exceção do litoral Centro e Sul. Vento moderado até 30 km/h do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste durante a tarde. Temperatura máximaem geral superior a 30º C, superior a 40º C no interior sul. Possibilidade de trovoada secano interior norte e centro. Possível situação de comportamento errático dos incêndios.

- Amanhã, humidade relativa do arinferior a 20% nas regiões do sul do interior centro e norte durante a tarde, sendo inferior a 10% no interior Sul, com fraca recuperação noturna(noite seca) no interior e sotavento algarvio, principalmente nas terras altas. Ventomoderado até 30 km/h do quadrante oeste, soprando de Leste/nordeste no Norte e Centro até final da manhã, e sendo forte até 40 km/h nas terras altas até meio da manhã. Pequena descida da temperatura, ainda assim com a temperatura máxima em geral superior a 30º C, superior a 40º C no interior sul. Temperatura mínimasuperior a 24º C em alguns locais do interior e Algarve. Possível situação de comportamento errático dos incêndios.

- Quarta-feira, humidade relativa do arinferior a 20% no interior e no sotavento algarvio durante a tarde, com fraca recuperação noturna(noite seca) no interior Norte e Centro, principalmente nas terras altas. Ventomoderado até 30 km/h do quadrante oeste, soprando de Leste/nordeste no Norte e Centro até final da manhã e para o final do dia, e sendo por vezes forte até 40 km/h nas terras altas a partir da tarde. Pequena descida da temperatura, ainda assim com a temperatura máxima em superior a 30ºC nas regiões do interior, no sotavento algarvio e na bacia do rio Tejo, superior a 36ºC no sotavento algarvio e no interior norte. Temperatura mínima superior a 24ºC em alguns locais do interior e Algarve. Possibilidade de trovoada seca no interior norte e centro. Possível situação decomportamento errático dos incêndios.

- Risco de incêndio muito elevado ou máximo nas regiões do Norte (exceto na faixa litoral), do Centro, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve, em especial no interior.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

- Tempo quente e seco permitindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3.MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

- PROIBIDO

fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO

fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

- PROIBIDO

utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

- PROIBIDO

fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

- PROIBIDO

lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

- PROIBIDO

fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

- PROIBIDO

usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

- OBRIGATÓRIO

usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Data do aviso emitido: 2020-07-06