Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Valongo do Vouga mantém fornecimento de refeições a alunos

Refeicoes2 1 1024 2500
09 Abril 2020

A Junta de Freguesia (JF) de Valongo do Vouga, no âmbito da delegação de competências da Câmara de Águeda e apesar do encerramento das escolas, continua a fornecer cerca de 80 refeições aos alunos do Escalão A do pré e 1.º Ciclo da Escola Básica n.º 1 de Arrancada do Vouga. Estas refeições são embaladas em kits e levadas a casa de cada um dos beneficiários e além destas, a JF está também a levar refeições – no quadro deste apoio e de assistência social – a um conjunto de famílias carenciadas e sinalizadas da freguesia.

“É um serviço da maior importância e relevância, tendo em conta as necessidades e carências destas famílias”, refere Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que esta é uma ação estratégica para a Autarquia, que está já em funcionamento em Valongo do Vouga e que pretende ser alargada a outras freguesias do concelho.
As refeições estão a ser confecionadas por colaboradores daquela junta, na cozinha da antiga Escola Primária de Arrancada do Vouga, propriedade da JF, que estão a preparar cerca de 80 refeições para serem transportadas, devidamente embaladas e acondicionadas, a casa dos beneficiários.
“Fazemos kits em forma de take-away, embalamos a comida, fazemos o transporte e levamos a casa das pessoas”, referiu Luís Filipe Falcão, Presidente da JF de Valongo do Vouga, explicando que se trata de uma medida destinada a suprir uma necessidade emergente da população mais carenciada. Este serviço era prestado na cantina escolar, servindo as refeições de forma gratuita a estes alunos; agora que, por imposição do Estado de Emergência, os estabelecimentos de ensino estão encerrados, a JF, no âmbito da delegação de competências da Câmara de Águeda, está a prestar o mesmo apoio, levando as refeições a casa dos beneficiários.

O serviço, que começou na segunda-feira, é prestado durante a semana (altura em que os alunos estavam na escola) e hoje, sendo véspera de Páscoa, para além do kit (composto por sopa, prato principal, pão e fruta), foi entregue um folar a cada família. “É um ato simbólico para desejar uma feliz Páscoa a cada família”, afirmou Luís Filipe Falcão.
Este apoio alimentar será prestado enquanto as escolas estiverem encerradas e se mantiver o Estado de Emergência, sendo que, para além destas famílias com filhos beneficiários do escalão A e outras sinalizadas, a JF de Valongo do Vouga garante que poderá ser estendido a outras que necessitem. Para tal, deverá ser solicitado à JF, que fará uma análise da situação e prestará o apoio necessário, utilizando o contato telefónico 234644573.

 

refeicoes