Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Alta do primeiro doente diagnosticado COVID positivo em Águeda

Comunicado 1 1024 2500 1 1024 2500 1 1024 2500
18 Março 2020

Não há, até ao momento, mais nenhum doente com diagnóstico positivo COVID-19, no concelho de Águeda, mantendo-se em dois os casos confirmados. O primeiro doente acaba de ter alta do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, regressando a casa, onde irá ficar em isolamento por mais 14 dias.

A Câmara Municipal de Águeda felicita o jovem que se torna no quarto caso de doente recuperado no país, desejando que tenha um restabelecimento total da sua saúde.
Há, no entanto, dezenas de pessoas a aguardar resultados laboratoriais, sendo que, até ao momento, todos os casos suspeitos com resultados conhecidos deram negativo na análise.
A Câmara de Águeda insiste no apelo para que os cidadãos tenham uma atitude consciente e responsável, com os cuidados de higiene e com a reserva social que tem sido proclamada. “É uma questão de saúde, da nossa e de todos os que estão à nossa volta”, reforçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.
O Edil aguedense avançou que a Câmara está a dotar o Centro de Saúde de Águeda de todos os equipamentos e recursos necessários para que seja “um centro por excelência COVID, acolhendo os doentes suspeitos de terem contraído o Coronavírus, sem riscos para as equipas de saúde e para as pessoas”.
Entretanto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, pela carência de recursos humanos da UCSP Águeda III (um enfermeiro há já algum tempo, a que acrescem duas médicas em termo de maternidade e uma enfermeira ausente por gravidez) e que são anteriores ao Plano de Contingência COVID, decidiu encerrar a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Travassô, sendo que equipa em serviço nesta unidade passará a reforçar a unidade de Recardães, sede da UCSP, servindo toda aquela área de residência.
Salientar que quem sentir qualquer sintoma compatível com a doença, deve contatar a rede Saúde 24 (808 24 24 24 ou atendimento@sns24.gov.pt). Em caso de dúvidas sobre assistência a familiares, baixas e quarentena, devem ligar 300 502 502.