Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ministro do Ambiente visita intervenção no Rio Cértima e Pateira

Certima2dji 0076 1 1024 2500
06 Março 2020

Ação está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô

Para observar a intervenção em curso no troço do Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro, está agendada para a próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, com início no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô, uma visita por parte do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
Após a sessão de abertura será feita uma apresentação do Plano de Intervenção no Rio Cértima e, de seguida, será realizada uma visita à reabilitação e valorização ecológica no Rio Cértima-Pateira.
Refira-se que as obras do Rio Cértima, cuja intervenção está a ser efetuada numa extensão total de 9,3 quilómetros, resultam de uma empreitada promovida pela Câmara de Águeda, em colaboração com o Município de Oliveira do Bairro e para a qual conta com financiamento do Fundo Ambiental.
Trata-se de uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos da zona, da própria lagoa da Pateira de Fermentelos e da paisagem, que atravessa campos agrícolas, nomeadamente com arrozais. Devido à ocorrência de vários episódios de contaminação da linha de água que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornou-se necessária a realização de um projeto de intervenção.