Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Município de Águeda dinamiza Sessões de Educação Ambiental

Life reforest programa life 1 1024 2500
03 Dezembro 2019

Mais de 150 alunos e professores do primeiro e segundo ciclo participaram nas atividades lúdico-pedagógicas dinamizadas pelo Município de Águeda.

Num mundo em que, cada vez mais, se vive uma voragem de consumo, produzimos resíduos e geramos impactos que podem, em última análise, pôr em risco o futuro comum e a qualidade de vida. Neste contexto, e desde 2009, assinala-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), na qual se promove a reflexão e o debate acerca desta problemática, nos mais diversos espaços e mediante as mais variadas iniciativas.

Neste contexto, e dando seguimento ao conjunto de ações para sensibilização da população em idade escolar implementadas no âmbito do projeto LIFE Águeda, em coordenação com projeto Escolas Sustentáveis e com programa Eco-Escolas, o Município de Águeda dinamizou seis sessões envolvendo mais de 150 alunos e professores do primeiro e segundo ciclo do ensino básico na Escola Básica Fernando Caldeira.

As ações desenvolvidas por técnicos do Município visaram alertar para a temática de resíduos e o seu impacto no equilíbrio ambiental, especialmente no tocante a zonas húmidas ripícolas. Transversalmente, a biodiversidade, a eficiência energética e hídrica, foram tópicos abordados no decorrer da dinâmica lúdico-pedagógica.

Ganha relevância neste cenário a Política dos 3R como ferramenta de gestão que pode ser utilizada pelos cidadãos de todas as idades:
- Reduzir a quantidade de resíduos que são gerados (consumir menos e melhor);
- Reutilizar os bens adquiridos e assim maximizar os recursos utilizados para a sua criação;
- Reciclar matérias e materiais, promovendo-se a economia circular, e minimizando-se a extração de matéria-prima;
Cuidar do planeta toca a todos! Faça a sua parte, Recicle!

Para mais informações dv-as@cm-agueda.pt.