Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”.

Webike 1 1024 2500
25 Outubro 2019

Realizou-se no dia 17 de outubro, em Monterenzio, Itália, a reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”.

O projeto “We Bike Together – Training and Trail Mapping in Europe”, que teve a duração de dois anos, pretendeu promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentado assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto.
Terminado o projeto, foi o momento para o lançamento do website oficial do mesmo, que pode ser acedido em: http://www.webiketogether.eu/pt/. Esta página, disponível em cinco línguas, reúne informação sobre o projeto, o seu objetivo, as entidades associadas, classificação de trilhos, etc. É também neste website que podem ser visualizados os percursos adaptados que foram definidos por cada país parceiro, sendo que, no caso de Águeda, e tendo em consideração as caraterísticas do concelho, foram selecionados os percursos: Águeda Bike Park, Trilho do Rio Águeda, Cidade de Águeda, Ecopista do Vouga – Águeda e Bike Park à Pateira.

Neste mesmo endereço, pode também encontrar o programa Bike Angels, através do qual os ciclistas com deficiência podem encontrar voluntários treinados, em cada país da rede, que os acompanharão em passeios off-road. Neste âmbito, quatro técnicos da Autarquia tiveram a possibilidade de receber formação sobre como acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência a percorrer os trilhos cicláveis em segurança.

Decorrente desta formação, o Município irá dar início a um Programa de Voluntariado local que tem como propósito transmitir esta mesma formação a cidadãos que pretendam eles próprios tornarem-se Bike Angels.

No final da reunião de encerramento do Projeto, Edson Santos, Vice Presidente do Município, referiu: “A existência de cinco trilhos adaptados no concelho e a possibilidade de podermos contribuir para a criação de uma rede europeia de Bike Angels são fatores que nos deixam bastante satisfeitos. “ acrescentou ainda: “Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto, apesar das suas limitações físicas ou motoras, por este motivo a realização deste projeto e deste tipo de iniciativas reveste-se de uma grande importância, quer a nível local para cada um dos parceiros, quer a nível nacional e europeu.”