Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Projeto LIFE ÁGUEDA completa novo ciclo de atividades para jovens em férias

9jul grupo 1 1024 2500
02 Agosto 2019

Ambiente e Sustentabilidade

 

Biólogos do projeto LIFE ÁGUEDA acompanham jovens na descoberta das espécies da flora e da fauna que povoam o rio Águeda.

 

Finalizou mais um ano do programa de atividades de Educação para o Ambiente, Sustentabilidade e Ciência “LIFE em Férias”, que acompanhou as crianças e jovens numa viagem de descoberta da riqueza e diversidade dos nossos rios.

O Programa “LIFE em férias”, desenvolvido no âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411), em articulação com a iniciativa municipal “Férias em Movimento”, visou a divulgação das temáticas abordadas pelo projeto. Neste contexto, a Câmara Municipal de Águeda, com o apoio do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Universidade de Évora, promoveu um conjunto de atividades de sensibilização para a importância da preservação do bom estado ecológico das linhas de água, especialmente no referente a peixes migradores. Os participantes deste programa tiveram oportunidade de conhecer a diversidade de espécies existentes no rio Águeda, contactar com as metodologias usadas para a sua monitorização, observar obstáculos ao continuum fluvial, reconhecer espécies e comunidades vegetais autóctones dos nossos rios, bem como a ameaça representada pelas espécies da flora exótica invasora, em suma, falar sobre as soluções disponíveis para uma gestão sustentável dos rios do município.

O programa “LIFE em Férias” contou com cerca de 454 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos, os quais ao longo de cinco semanas desenvolveram atividades que os levaram a “mergulhar” no mundo da biologia e sentirem-se cientistas por um dia. Muitas atividades e dinâmicas diferenciadas foram desenvolvidas para que os rios de conhecimento fluíssem abundantemente. Neste contexto, os participantes visitaram a passagem para peixes naturalizada de Formoselha, estruturalmente muito semelhante àquelas que serão implementada nas linhas de água da região de Águeda no âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA. Foi com muito entusiasmo e alegria que mais uma edição desta iniciativa se desenvolveu e chegou ao fim!

O Sr. Vice-Presidente disse, a este respeito, que considera fundamental que “exista uma compatibilização entre os conceitos teóricos que, ao longo do ano e em âmbito escolar, são abordados em matéria de sustentabilidade, e as boas práticas em gestão ambiental. É através dos espaços de educação informal criados pelo município, que estes objetivos são alcançados.” A par salientou que a iniciativa “potencia a sensibilização dos participantes para necessidade de preservar os nossos recursos ambientais, que são, concomitantemente, recursos económicos das gerações presentes e futuras.”

O projeto LIFE AGUEDA.

O projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreia-marinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.

Para mais informações acerca do projeto, contacte dv-as@cm-agueda.pt, consulte:

www.life-agueda.uevora.pt/

http://ec.europa.eu/environment/life/project/Projects/index.cfm?fuseaction=search.dspPage&n_proj_id=6264

Poderá ainda aceder à página de Facebook do projeto LIFE AGUEDA em: https://www.facebook.com/LIFE-%C3%81GUEDA-189377761639848/

28jun_grupo
26jul_materiais controlo invasoras
26jul_grupo
25 jul_atividade (2) monitorização de peixes
23 jul_atividade controlo invasoras
25 jul_atividade monitorização de peixes
23 jul_grupo
19jul_grupo
28jun_atividade pesca elétrica