Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Geminação :: Rio Grande (Brasil) mais próximo de Águeda

20121120160443597613 1 1024 2500
29 Novembro 2012

A Câmara Municipal de Águeda recebeu no passado dia 16 de novembro uma comitiva de Rio Grande, cidade brasileira (...)

A Câmara Municipal de Águeda recebeu no passado dia 16 de novembro uma comitiva de Rio Grande, cidade brasileira geminada com Águeda desde 1993.


A cerimónia oficial de receção da comitiva riograndense, composta pelo Conselheiro Juarez Molinari, da Câmara de Comércio de Rio Grande, Marcelo Molinari e António Carlos Silva, teve lugar pelas 10:00 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, e contou as participações de Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Celestino de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Horácio Marçal e Manuel Coutinho, da ANATA, Ricardo Abrantes, da Associação Empresarial de Águeda (AEA), para além de ser acompanhada pelos vereadores do Município de Águeda. António Silva, empresário Aguedense e representante da União de Bandas de Águeda, Fernando Saraiva, interlocutor Aguedense com Rio Grande, e Comendador Augusto Gonçalves, da Revigrés e Presidente da Assembleia Municipal em 1993, também acompanharam a cerimónia, para além de outros Aguedenses que de alguma forma têm ligações com aquela cidade brasileira.


Esta visita ao Município de Águeda surge na sequência do encontro de geminação em Rio Grande (Brasil), a 2 de abril deste ano, onde nasceu a vontade de reforçar os laços e a cooperação entre as duas cidades, ficando acordada a deslocação de uma Comitiva de Rio Grande para conhecer o dinamismo do sector industrial do Município de Águeda.


Foi neste âmbito que a Comitiva de Rio Grande esteve em Águeda para explorar oportunidades de cooperação entre as duas cidades, encontrar oportunidades de negócio e encontro interculturais.


Após reforçar a componente empresarial da relação entre as cidades, o Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, revelou que “também queremos dar continuidade a aquilo que foi começado, e agora com talvez mais reciprocidade, na área cultural”. O autarca sublinhou que “Águeda está empenhada em aprofundar e levar mais longe esta geminação e, porque não, assinalar de forma significativa os seus 20 anos”.


Após fazer uma caraterização do tecido económico e industrial de Rio Grande, o Conselheiro Juarez Molinari, convidou todos os empresários e Aguedenses a visitar e investir em Rio Grande, com o repto de em 2013 se “comemorar os 20 anos da geminação com a vinda de uma empresa para o Rio grande ou para Águeda”. Molinari lembrou ainda o já desaparecido Manuel Antunes de Almeida, Presidente da Câmara em 1993, no desenvolvimento inicial da geminação entre Águeda e Rio Grande.


Após a cerimónia, durante a manhã, seguiu-se a receção da comitiva na Associação Empresarial de Águeda para uma reunião de trabalho e a visita às empresas Exporlux/Bluespan (sistemas de iluminação a LED) e Ramalhos (fornos). Ainda durante a reunião de trabalho, Ricardo Abrantes entregou ao Conselheiro Juarez Molinari a proposta de acordo de cooperação entre a AEA e a Câmara de Comércio de Rio Grande, nas palavras de Ricardo Abrantes com o objetivo de "incremento das trocas comerciais e intensificação do investimento".


A parte da tarde foi ocupada com a visita à baixa da Cidade de Águeda, à Pateira de Fermentelos, Zona Industrial de Aguada de Cima, ao Parque Empresarial do Casarão, e contato com as empresas SIM, HFA e Revigrés.


Ao final do dia, a Comitiva riograndense foi recebida nos Bombeiros Voluntários de Águeda.

Irmãos Aguedenses... Carta de Anna Morisson