Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Educação :: Projecto OUTclass promove Novas Formas de Comunicar, Ensinar e Aprender… à distância de um clique

20120202193911948984 1 1024 2500
02 Fevereiro 2012

A Câmara Municipal de Águeda e a Universidade de Aveiro, em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Português (...)

A Câmara Municipal de Águeda e a Universidade de Aveiro, em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento vão dar início, no próximo dia 24 de fevereiro, sexta-feira, pelas 9:00, na Escola Básica do 1.º Ciclo de São Sebastião, na Trofa, em Águeda, à 5.ª edição do projeto OUTclass: e-comunidade para a aprendizagem.


Esta cerimónia contará com a presença de Elsa Corga, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda, e de Amaral Carvalho, gestor de projetos do PmatE, aos quais se juntará, via Skype, e diretamente de Moçambique, António José Batel Anjo, coordenador geral dos projetos PmatE/Pensas da Universidade de Aveiro.


Com o projeto OUTclass, alunos portugueses e moçambicanos realizam, em ambiente de sala de aula e monitorizados por um professor, atividades semanais que lhes permitem não só melhorar a escrita, como também os dotam de novas formas de expressão, desenvolvendo em simultâneo o gosto pela língua portuguesa e pelas Ciências, objeto central do projeto.


Usar novas abordagens, que criem oportunidades, para os mais novos, de instrução de um saber científico cada vez mais sólido, representa hoje, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aptidões, que fomentem o desenvolvimento do seu espírito crítico e empreendedor. O contacto em “e-grupo”, um aluno português e um aluno moçambicano, é feito via Internet, e nesse espaço de tempo, ambos os elementos têm a oportunidade de adquirir novos saberes e competências através da exploração de exercícios que lhes permitem trocar experiências interculturais.


Conjugando um programa de conversação da Internet com a realização de atividades, este projeto permite que os alunos comuniquem, se conheçam e se dêem a conhecer, com outros alunos da mesma faixa etária, residentes noutro país.


Nestes quatro anos de atividade do projeto, ao qual estão associadas a EB1 de À-dos-Ferreiros (onde, em Janeiro de 2007 teve arranque o projeto) e a EB1 de São Sebastião, em Águeda, Portugal e o Colégio Académico da Beira, em Moçambique, os alunos tiveram oportunidade de trocar experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber que contribuíram para o seu enriquecimento cultural, para o aumento do respeito pelo outro e para o interesse pelas diversas culturas.


Deste modo, o projeto OUTclass pretende afirmar uma forma de cooperar que permita o desenvolvimento sustentado e o envolvimento da sociedade em projetos de Educação, que qualifiquem alunos e professores a nível tecnológico, estimulando-os a partilhar novas formas de aprendizagens mais dinâmicas e interativas.


“Geminar pela Educação” passou, então, a ser o lema do projeto OUTclass ao fazer com que a comunidade sinta a sua escola e perceba que esta pode pertencer a um mundo global sem sair da sua aldeia. Aprender coisas novas, contactar com outras realidades, com outras culturas, com outras maneiras de ver o mundo e encarar os problemas é o desafio da geminação pela Educação.


A mais-valia deste projeto prende-se com o facto deste tipo de geminação ser duradouro, uma vez que assenta num trabalho de base com crianças, fazendo, ao mesmo tempo, com que pequenas aldeias, localidades ou regiões possam projetar-se no Mundo Global.


Para mais informações:

Projecto Matemática Ensino
Universidade de Aveiro
Telefone: 234 372 548
Fax: 234 370 207
Correio-e: pmate@pmate.ua.pt

Composição escrita sobre o projecto - João (Trofa, Portugal)

Composição escrita sobre o projecto - Alicia (Beira, Moçambique)