Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Jornadas Internacionais de Turismo crescem em qualidade e participantes!

Img 8632 1 1024 2500
24 Julho 2018

O Centro de Artes de Águeda recebeu mais de 200 participantes e 40 oradores, nacionais e internacionais, no âmbito das IV Jornadas Internacionais de Turismo. Dois dias de partilha de experiências e das melhores práticas em temas como o “Smart tourism”, “Inovação e economia digital”, “Influenciadores de opinião”, entre outros.

As Jornadas de Turismo decorreram nos dias 13 e 14 de julho, ficando marcadas por apresentações técnicas, discussões e sessões de debate e networking com os melhores especialistas nacionais e internacionais, oriundos de Portugal, Bélgica, Espanha e Cabo Verde. Estiveram representados os diversos sectores da área do turismo, nomeadamente marketing digital, alojamento, turismo sustentável, turismo cultural, novas tecnologias & smart tourism, redes sociais e influenciadores de opinião.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Autarquia, Jorge Almeida, e do Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado. Este último elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia e reiterou, uma vez mais, que a Turismo do Centro de Portugal se revê em projetos como o AgitÁgueda, e nas Jornadas de Turismo que Águeda tem feito crescer!

Foi perante um público muito entusiasta e eclético, que o evento promoveu também a diversidade cultural e a valorização das tradições e costumes, através de apresentações de dança e cantares no exterior do Centro de Artes de Águeda, nomeadamente o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, o Grupo Cantares de Manhouce e a Orquestra de Batukadeiras de Cabo Verde. Esta última participação enquadrou ainda, a par, com a exposição de artesanato de Cabo Verde e da morna, candidata a Património Imaterial da Humanidade, a assinatura do Protocolo de Geminação entre os Municípios de Águeda e do Sal (Cabo Verde).

Na presença do Conselheiro da Embaixada de Cabo Verde em Portugal - Elias Andrade, da Vereadora do Turismo do Município do Sal - Carla Carvalhal, do Vereador do Turismo do Município do Tarrafal – Daniel Soares, do Vice-presidente do Município de Águeda – Edson Santos, e demais entidades, dignatários e participantes nas Jornadas, o presidente do Município de Águeda, Jorge Almeida, destacou a importância deste evento na “promoção do turismo e valores culturais que aproximam os territórios, mas também contribuem para a sua riqueza e diversidade”.

Edson Santos, que tutela o pelouro do turismo, salientou ainda que “Águeda tem trabalhado para inovar, debater, construir e ampliar o turismo no concelho, de uma forma eficiente e sustentável”, sendo claro que, “com estes dois dias de trabalho, e a assinatura deste protocolo, pretendemos fazer mais e melhor”.

Foram nas palavras do tema “Sodade” da cantora Cesária Évora, cantado à capela pelo cantor luso-caboverdiano, que Dino d´Santiago encerrou o evento, deixando já saudades das jornadas e a expectativa da próxima edição, bem como dos diversos momentos de permuta fruto da geminação celebrada.

Para mais informações sobre o evento realizado, consulte o site do município www.cm-agueda.pt, ou solicite através do e-mail dv-as@cm-agueda.pt

IMG_8767-

 

Reportagem Águeda TV

 

Apresentações dos Oradores

Painel I

Marketing Digital - Grupo Pestana

 

Painel II

Impact House - O Hostel mais Sustentável de Portugal

Casa da Cisterna. Sinta-se em casa

Novos Conceitos de Hospitalidade

Bacalhôa Buddha Eden - O Maior Jardim Multicultural da Europa

 

Painel III

Travelentine - O nosso projeto de vida

Definição de sonho Honeymooners. Passado, presente e futuro

Associação Gap Year Portugal - O que nos Move é que te Movas

Revista Volta ao Mundo

 

Painel IV

O Elo Perdido da Inovação em Portugal

SMIITY - SMart Interactive cITY

Reguengos de Monssaraz - Destino Turístico Inteligente Conectado com Inventrip

Eixo Verde e Azul

Data-Driven Hospitality and Tourism

 

Painel V

Madeira. Do Zero à Fama Mundial

Turismo Cultural - Catalisador das Novas Cidades. Onde estão os Festivais

O Caminho de Santiago e Galicia

 

Painel VI

Projeto Wallspot

Turismo e Arte Urbana

 

Painel VII

Valorizacao da Natureza na Promoção do Turismo

Projeto Biodiversidade - Conservação e Sustentabilidade na Ilha do Sal

Gestão de Turismo. Novos Desafios

A Importância da Cabo Verde Airlines para o Crescimento do Turismo

Turismo & Cultura

 

Reportagem CMTV