Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

ÁgitÁgueda 2018 será EcoEvento

36625080 2257822944289649 3299662548466401280 n 1 1024 2500
04 Julho 2018

A Câmara Municipal de Águeda em parceria com a ERSUC irá implementar um sistema de gestão de resíduos durante o AgitÁgueda.

 

1. No que consiste um Ecoevento?

O Ecoevento é uma iniciativa da ERSUC que desafia os organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.
A classificação de Ecoevento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade que será reconhecido pelos participantes.
Todas as entidades organizadoras de eventos que solicitem a classificação de EcoEvento devem assumir o compromisso de criar e implementar no local, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes.
Faz parte deste compromisso a implementação do programa e garantir que estes resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.
Associada a esta componente, pode também existir a vertente de responsabilidade social, ao premiar o desempenho ambiental, atribuindo um valor em função das quantidades entregues para apoiar uma instituição e/ou causa.

2. Além do Município, quais os principais intervenientes no Ecoevento e que compromisso é solicitado a essas entidades?

Para um EcoEvento de sucesso é imprescindível o compromisso de todos os intervenientes: os Municípios, ao propor a classificação e incentivar todos os participantes divulgando a iniciativa; a ERSUC ao disponibilizar a formação e ao fornecer meios para recolha dos recicláveis; as associações e entidades que vão dinamizar as tasquinhas no recinto, ao separarem os resíduos produzidos e encaminharem para o local indicado e o público em geral ao utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos.

3. Que meios / equipamentos vão ser disponibilizados pela ERSUC?

Numa primeira fase a ERSUC dá formação a todos as associações que vão dinamizar as tasquinhas, e fará o reforço dessa sensibilização durante o evento, alertando para a necessidade da separação dos resíduos. Quanto aos meios serão disponibilizados sacos coloridos para recolha dos recicláveis e no local do evento será definido um espaço para o seu armazenamento, que pode ser um contentor aberto para deposição dos sacos, ou um espaço delimitado. No final do evento os sacos serão recolhidos e os materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem. Serão ainda disponibilizados pela ERSUC meios didáticos relacionados com a correta gestão de resíduos urbanos.

4. Quais as contrapartidas asseguradas pela ERSUC para os vários parceiros do evento, no âmbito do Ecoevento?

Na sequência dos resíduos de embalagem entregues, devidamente contabilizados para o efeito, a ERSUC garante o seu envio para reciclagem e premeia o desempenho ambiental em função das quantidades entregues.
A remuneração das entidades proponentes/promotoras é efetuada em função da quantidade recolhida e adequada aos meios utilizados para a entrega.
Os montantes alcançados podem reverter para uma instituição local, o que dará ao evento um carater de responsabilidade social, uma causa que consegue motivar e incentivar a alteração de comportamentos.

 

Estas ações encontram-se integradas no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) Águeda Sm@rt City Lab, projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

 

Logos_projeto