Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” apresentado em Alcafaz

Img 5056 1 1024 2500
03 Julho 2018

A sinergia de esforços entre a população local e o Município de Águeda permitiu executar no terreno este projeto que quer ser uma referência a nível local e nacional.

Realizou-se este sábado a sessão de apresentação do “Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, cujo objetivo é sensibilizar os habitantes das aldeias mais isoladas e suscetíveis a sofrer com os fogos florestais a defenderem-se dos mesmos.
Em Alcafaz foram efetuadas um conjunto de intervenções com vista à implementação no terreno deste programa, nomeadamente a criação de um estradão com 10 metros de largura que circunda toda a aldeia, a criação de tanques de água de pequenas e grandes dimensões (para combate aéreo) , a colocação de carretéis por toda a aldeia e a definição de um local de abrigo seguro para a população. Existe ainda a intenção de fazer a reconversão da mancha florestal retirando progressivamente o eucalipto substituindo-o por outras espécies resilientes ao fogo. O objetivo final é aumentar a proteção das populações e dos seus bens contra os incêndios florestais.


Jorge Almeida, Presidente da Autarquia na sua intervenção referiu: “Aceitámos o desafio desta população e acreditem, estamos mesmo empenhados em fazer de Alcafaz, “a Aldeia mais segura de Portugal”. Pugnamos por uma floresta ordenada e bem cuidada, geradora de riqueza. Temos de nos empenhar todos, e quando digo todos, quero mesmo dizer cada um. Hoje Alcafaz tornou-se uma terra melhor, mais segura e com toda a certeza mais apetecível para viver ou mesmo para descansar da vida agitada dos nossos dias. “

No uso da palavra, Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil disse: “ Em Portugal os incêndios têm sido a causa de muitos acidentes, por este motivo temos muito trabalho pela frente, neste sentido, o governo assumiu uma reforma florestal sem precedentes que terá os seus resultados em alguns anos. Hoje, aqui, em Alcafaz, dou os parabéns aos autarcas locais que são autoridades presentes e obviamente aos cidadãos desta aldeia por este trabalho magnífico. “


Durante a cerimónia houve ainda lugar às intervenções de Vasco Oliveira, Presidente da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, assim como de Silvério Regalado, Presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil, e ainda de Margarida Guedes do CDOS de Aveiro e de Pedro Alves, da Câmara Municipal de Águeda.

IMG_5096

IMG_5112

IMG_5124

IMG_5127

IMG_5141