Encontrados os Vencedores do Concurso Intermunicipal de Leitura

Img 7445 1 1024 2500
25 Maio 2018

Os vencedores da 5.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) foram conhecidos, no passado dia 19 de maio, no Centro de Artes de Águeda. Doze estudantes da região de Aveiro, incluindo 2 jovens do Concelho de Águeda, saíram premiados da iniciativa, que visa promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências de leitura nos jovens.

Os vencedores em cada um dos escalões (1.º, 2.º e 3.º ciclo e o ensino secundário) serão os representantes da Região de Aveiro na Final Nacional, entre eles o Rodrigo Marques (Agrupamento de Escolas de Águeda) que foi o vencedor no 2.º CEB.

A entrega dos prémios contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, e da Vereadora da Cultura, Elsa Corga.

O apuramento realizou-se através de uma prova oral, com exercícios de leitura e compreensão, onde foram testados os conhecimentos relativos a obras previamente selecionadas.

O Júri da Final do Concurso foi constituído pelos seguintes elementos: Ricardo Correia (Diretor Artístico da Casa da Esquina, estrutura cultural de Coimbra), Carla Tavares (advogada Aguedense e deputada à Assembleia da República) e Fernando Pinto do Amaral (poeta, crítico literário e professor na Faculdade de Letras de Lisboa).

Este concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e que engloba todas as escolas públicas e privadas dos Municípios da Comunidade Intermunicipal.do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e o ensino secundário, pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas das redes pública e privada dos onze Municípios da região.

O evento contou com a colaboração dos alunos do Curso de Restauração da Escola Secundária Marques de Castilho.

Vencedores da 5.ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura

» 1.º Ciclo de Ensino Básico
1.º Rafaela Calvo Coutinho (Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga/Sever do Vouga)
2.º Mariana Pinho (Jardim-Escola João de Deus/Estarreja)