Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

24 de maio :: Piquenique Partilhado para festejar a Diversidade Cultural

Nova imagem  2  1 1024 2500
15 Maio 2018

Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a rua Luís de Camões irá celebrar a semana da Diversidade Cultural com um piquenique partilhado, entre as 17h00 e as 20h00. Esta é uma iniciativa cidadã apoiada pela Câmara Municipal de Águeda. Lançamos o convite a todas as famílias de participarem neste piquenique, com a partilha de uma especialidade e louça!

Esta iniciativa resulta de conversas com crianças participantes do laboratório de robótica do Águeda Living Lab (ALL), que lançaram a ideia de se fazer um encontro cultural na Rua Luís de Camões, sendo eles oriundos de diversos países. Este grupo formado por crianças de origem portuguesa, francesa, espanhola, chinesa, sérvia, russa, brasileira, argentina e venezuelana, representa uma parte da diversidade cultural da nossa cidade.

Esta ideia cidadã foi acolhida pela Câmara Municipal de Águeda através dos organizadores do Centro de Juventude de Águeda. Os jovens voluntários Europeus residentes em Águeda, através o projeto de mobilidade da ERASMUS+ serão os principais responsáveis pelas atividades no espaço da rua para tornar o evento ainda mais interessante neste diálogo cultural.

É, em realidade, no dia 21 de maio o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

As crianças de Águeda esperam uma forte adesão neste primeiro encontro e um verdadeiro momento de partilha culinária!