Educação :: Autarquia recebe Escola no âmbito do Concurso “Escola Alerta”

Escola aberta 1 1024 2500
16 Abril 2018

“Não sejas monstrinho, trata todos com carinho” é o lema da Escola Básica de Águeda para a edição 2017/2018 do concurso “Escola Alerta”.

No passado dia 9 de abril foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda a turma TAG06, do 2.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Águeda. Esta iniciativa decorreu no âmbito do concurso “Escola Alerta”, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., concurso que é dirigido às escolas e no qual devem participar os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino básico e secundário, público e privado.

Este concurso tem por objetivo sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos e sensibilizar também para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Pretende ainda mobilizar os alunos para a participação com o objetivo de superar a discriminação de que são alvo as pessoas em geral, e em particular as pessoas com deficiência. Visa também promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos.

Durante a visita foi possível escutar a leitura de alguns textos, escritos pelos alunos, que procuram alertar para a necessidade de ter atenção ao próximo e aos problemas que cada pessoa enfrenta do seu dia a dia, muitas vezes por ser portador de alguma limitação ou deficiência.

Elsa Corga, Vereadora da Câmara Municipal de Águeda, referiu: “É fulcral sensibilizar os mais jovens para as questões da igualdade entre todas as pessoas, os jovens de hoje serão os adultos de amanhã e é através de iniciativas como esta que conseguimos assegurar que os direitos humanos são transmitidos aos mais novos, garantindo assim também um futuro e uma sociedade mais justa e mais igual para todos.”