Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ambiente e Sustentabilidade :: Câmara e Eco-Escolas do Concelho de Águeda mobilizaram-se pela Floresta

Foto2 1 1024 2500
06 Abril 2018

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore, foram dinamizadas algumas atividades nas Eco-Escolas do Concelho com o propósito de alertar a comunidade escolar para a importância da preservação da natureza e contribuir para a criação de uma consciência de responsabilidade cívica.

O início da primavera ficou marcado pela realização de várias iniciativas promovidas pelos professores e alunos do programa Eco-Escolas.

A Escola Secundária Marques de Castilho assinalou a data com a campanha "Respeitar a Floresta é prolongar as nossas vidas", dinamizando atividades tais como: plantação de um sobreiro na escola, sementeira de espécies florestais e autóctones e por último, uma palestra sob o tema “A problemática dos incêndios florestais" que contou com a participação do ICNF, Bombeiros, Câmara Municipal de Águeda, Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, Viveirista e Professores.

Já na Escola Secundária Adolfo Portela, depois de uma palestra dinamizada pelo Dr. António Mascarenhas da Proteção Civil, realizou-se a plantação de dois amieiros e dois medronheiros, no espaço verde da escola e ofereceram-se árvores a toda a comunidade escolar. Por sua vez, a Escola Básica de Macinhata do Vouga, optou por plantações diversas e pela criação de espaços decorativos com flores, como forma de assinalar a data, tendo proporcionado aos alunos um dia repleto de experiências.

A Escola Básica de Valongo do Vouga comemorou a data com a plantação de duas espécies autóctones e com uma palestra dinamizada pelo Núcleo de Proteção Ambiental da GNR. Por último, na Escola Básica Fernando Caldeira, as crianças assinalaram a importância do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore com a colocação de ninhos nas árvores.

Numa nota de agradecimento a todas as entidades envolvidas nestas ações, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, refere: “A proteção e a sustentabilidade da Floresta depende da atitude proativa de cada um de nós e nesse sentido, é essencial cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pelo meio ambiente, através do envolvimento dos alunos, professores, agentes e comunidades locais em iniciativas desta natureza. Reitera ainda que a Câmara municipal está atenta ao tema e procura ao longo de todo o ano dinamizar ações e projetos que protegem e valorizem a nossa floresta.”

Proteja o Futuro, proteja a nossa Floresta!

Proteja a Floresta

Palestra