Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Autarquia de Águeda valoriza o património antigo

Imagem 010 s 1 1024 2500
03 Abril 2018

A Câmara Municipal de Águeda ao verificar as condições em que o portão do Cemitério do Adro, em Águeda, se encontrava sentiu a necessidade de intervir na rápida conservação e requalificação deste património histórico.

Os registos mais antigos mencionam que já em 1840 foi dada a instrução para que o portão fosse efetuado e colocado no local onde ainda hoje se encontra. Este é uma imitação daquele que foi colocado no Cemitério da Lapa, no entanto com algumas alterações, pois não poderia conter alguns elementos próprios e únicos daquele portão.

É assim possível aferir da antiguidade e importância histórica deste portão, e dessa forma a sua preservação tem de ser assegurada ao longo do tempo para que não se deteriore, é ao preservar o nosso património antigo que valorizamos as origens, tradições e cultura.

A intervenção efetuada no portão foi uma decapagem de toda a pintura existente que estava já bastante deteriorada, o polimento de toda a estrutura e posterior pintura com uma nova tinta adequada ao material em causa e às condições climatéricas.

A Autarquia demonstra assim uma vez mais que está empenhada na conservação e requalificação do património Concelhio, garantindo desta forma a sua preservação ao longo dos tempos.

Portão renovado