Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

7 e 8 de abril :: Dia Nacional dos Moinhos com Mais Moinhos Abertos no Concelho de Águeda

Cartaz moinhos abertos 2018   agueda 1 1024 2500
03 Abril 2018

No fim-de-semana de 7 e 8 de abril, são vários os moinhos no Concelho de Águeda que aderem ao Dia Nacional dos Moinhos, uma iniciativa que conta com a colaboração dos proprietários dos moinhos, da União das Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba, da União de Freguesias de Recardães e Espinhel, e da Câmara Municipal de Águeda.

Nos dias 7 e 8 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de abril, três moinhos localizados em Macieira de Alcôba, dois no Casal (Préstimo) e outro em Paradela (Espinhel) estarão abertos no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Em Macieira de Alcôba, estarão abertos ao público os moinhos e a moinhola (10:00 às 17:00), e estarão disponíveis ainda as visitas gratuitas ao Centro Interpretativo da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, cuja criação implicou a recuperação deste património.

Este ano pela primeira vez aderem a este roteiro o Moinho do Souto da Ribeira e o Moinho do Ti Carlos, no Casal (Préstimo), com visitas entre as 10:00 e as 17:00, e o Moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (Espinhel), com visitas previstas entre as 9:00 e as 19:00. No Casal (Préstimo) está prevista uma caminhada ao longo do rio Alfusqueiro

O propósito é chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Cada moinho terá um programa de atividades próprio, com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960 045 054 ou do correio eletrónico moinhosdeportugal@gmail.com 

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org