Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Educação – Projeto "Águeda Educa" realiza nova iniciativa no dia 9 de abril

4aguedaeduca abril 1 1024 2500
26 Março 2018

O Projeto “Águeda Educa", é organizado pela pela FAPAGUEDA – Federação Concelhia das Associações de Pais do Concelho de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, e tem por objetivo esclarecer os pais e encarregados de educação sobre diversas temáticas com as quais os jovens se deparam ao longo do seu crescimento.

Neste sentido, irá decorrer no próximo dia 9 de abril (segunda feira), às 21:00 horas, na Escola Secundária Adolfo Portela, nova sessão do Projeto “Águeda Educa", o tema desta sessão incide sobre os "Distúrbios Alimentares" e será dinamizada pela Dra. Mariana Marques, Psicóloga especialista no Hospital de Coimbra. A mais recente sessão de esclarecimento deste projeto realizou-se no dia 16 de fevereiro, e foi dedicada às “Dependências Tradicionais: o álcool, o tabaco e as drogas”.

Os distúrbios, mais comuns na fase da adolescência e no começo da fase adulta, estão frequentemente relacionados com consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’, o que constitui uma enorme preocupação e estado de alerta por parte dos Pais, Encarregados de Educação, Professores e Educadores.

As mudanças corporais, próprias da adolescência, são importantes causadores de crises de identidade, muitas das vezes os jovens, não satisfeitos com o seu corpo, procuram recorrer a dietas supostamente miraculosas e desajustadas, sendo estes os principais fatores que levam ao desenvolvimento de distúrbios alimentares.

Por este motivo, é essencial que amigos e familiares estejam atentos e sejam capazes de identificar os primeiros sinais, para que o jovem possa ser apoiado devidamente.