Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda recebeu Workshop Internacional do Projeto CISMOB

Worlshop cismob em agueda 02 1 1024 2500
16 Março 2018

Decorreu nos dias 6 e 8 de março, na Câmara Municipal de Águeda e no Centro de Artes de Águeda, uma reunião de trabalho e um workshop, no âmbito do projeto europeu CISMOB (Cooperative Information Platform for Low Carbon and Sustainable Mobility).

Cerca de 60 participantes de toda a Europa contribuíram com experiências e troca de ideias no âmbito de projetos ligados à implementação de tecnologias na promoção de uma mobilidade mais sustentável.

O projeto CISMOB tem como visão principal potenciar a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na mobilidade urbana como forma de promover a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas urbanas, através de uma otimização na eficiência do sistema de transportes. O consórcio CISMOB integra um conjunto de cidades e regiões de características heterogéneas, que são representados por instituições com perfis complementares. Todos os parceiros cooperaram, a fim de identificar as melhores práticas de gestão sustentável do sistema de transportes.

No dia 6 de março, os representantes da AGENEX – Agência de Energia da Extremadura, procuraram junto do Município de Águeda saber mais sobre as boas práticas no âmbito da mobilidade elétrica, com particular enfoque no projeto beÁgueda – bicicletas elétricas de Águeda. Foi privilegiada a troca de experiências, desafios, oportunidades mas também dificuldades na implementação e desenvolvimento do projeto, tendo em vista a sua atualização e replicação em cidades desta província espanhola. Edson Santos, Vice-Presidente do Município, referiu na reunião de trabalho: “Pretendemos que os nossos munícipes adquiram hábitos de mobilidade mais sustentáveis, e que passam pelo uso da bicicleta. Preparamo-nos para lançar a nova fase do projeto beÁgueda que, como há 7 anos, será novamente inovador e diferenciador.” Enalteceu ainda este tipo de iniciativas.

No dia 8 de março, decorreu o terceiro workshop de capacitação, organizado pelo Município de Águeda em parceria com a Universidade de Aveiro. Durante a manhã foram realizadas visitas técnicas, uma à Abimota LEA onde foi possível conhecer o projeto “Portugal Bike Value” e os diversos laboratórios de ensaios, e a outra à Miralago, na qual os participantes tiveram a oportunidade de ver em funcionamento uma linha de montagem de bicicletas elétricas, entre outros aspetos ligados à mobilidade sustentável. A segunda parte do evento decorreu no Centro de Artes de Águeda focando os trabalhos nos temas sobre comunicações intuitivas na cidade de Estocolmo – Suécia, a utilização da tecnologia para melhorar o serviço de transporte público e a mobilidade elétrica em Portugal. Foram realizadas seis apresentações, nomeadamente da Urban ICT Arena (Suécia), da OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, S.A., da APVE – Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, da MOBI.E e da UVE – Utilizadores de Veículos Elétricos e a apresentação dos prémios para uma mobilidade inteligente.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, deu as boas vindas ao participantes enaltecendo o evento, referindo que “A troca de experiências é fundamental para respondermos aos desafios atuais em termos de mobilidade, saliento ser fundamental que empresas e entidades trabalhem em conjunto para dar resposta aos anseios e necessidades da população.”

Para obter mais informações sobre o projeto CISMOB, pode fazê-lo através dos seguintes e-mails: cismob@ua.pt e dv-as@cm-agueda.pt; ou dos contactos telefónicos: (+351) 234 370 830, (+351) 961 956 321 (UA), (+351) 234 180 197 (CMA). As apresentações estão disponíveis em: www.cm-agueda.pt.