Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Autarquia de Águeda participa em projeto Europeu de Mobilidade Urbana

Autarquia de agueda participa em projeto europeu de mobilidade urbana 1 1024 2500
22 Fevereiro 2018

Decorreu entre os dias 15 e 16 de fevereiro, em Estocolmo, Suécia, uma reunião de trabalho no âmbito do projeto europeu CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility. Estiveram presentes representantes do município, assim como os demais parceiros, Universidade de Estocolmo, Sistemas Inteligentes de Transportes - Roménia, Autoridade Metropolitana dos Transportes de Bucareste e stakeholders.

O projeto CISMOB tem como visão principal potenciar a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na mobilidade urbana como forma de promover a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas urbanas, através de uma otimização na eficiência do sistema de transportes. Este projeto, liderado pela Universidade de Aveiro, tendo como objetivo central melhorar a aplicação das políticas regionais e programas de mobilidade.

A reunião de trabalho realizada integra o programa de troca de conhecimentos e experiências entre os parceiros (Staff Exchange) e permitiu a realização de visitas de estudo a projetos e boas práticas no âmbito da mobilidade. Reuniu diversas entidades em Estocolmo e promoveu a discussão sobre o desenvolvimento das TIC nos transportes públicos, contribuindo para uma mobilidade com baixo carbono e, no futuro, com recurso a automatismos de condução. Foi privilegiada a troca de experiências, boas práticas, desafios e oportunidades, entre outros aspetos de relevância para a mobilidade sustentável local e nacional, e que permitam a replicação de alguns destes projetos noutros territórios.

Decorrente da 1.ª fase do projeto CISMOB, o Município de Águeda irá igualmente avançar com um projeto-piloto que replicará no território Aguedense algumas destas boas práticas e soluções tecnológicas, colocadas ao serviço de uma mobilidade mais sustentável dos cidadãos.