Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ciclo de formações de Emoção em Ação

Emocaoemacao 1 1024 2500
20 Fevereiro 2018

Este ciclo de formações é destinado a pais e professores do Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.

De janeiro a março realiza-se o Ciclo de Formações de Emoção em Ação. A Câmara Municipal de Águeda é a entidade promotora local das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em parceria com instituições locais. Emoção em Ação é uma Atividade de Enriquecimento Curricular criada e dinamizada por uma equipa multidisciplinar da Associação Psientífica, cujo objetivo é trabalhar a inteligência emocional das crianças do 1.ºCEB.
Para promover a proximidade de estratégias dos membros da comunidade escolar na resolução de um problema comum, professoras e psicólogas de diferentes áreas disponibilizaram-se gratuitamente para ministrarem formações a pais e professores do Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, os agrupamentos onde a AEC é ministrada.


O objetivo geral deste ciclo de formações é trabalhar competências teórico-práticas de desenvolvimento da inteligência emocional em contexto familiar e escolar, refletindo em conjunto e partilhando estratégias de promoção da autoestima das crianças, gestão da indisciplina e do comportamento desajustado.
Numa perspetiva de reflexão sobre questões gerais de inteligência emocional em contexto familiar e escolar, o objetivo geral deste ciclo é partilhar estratégias de manutenção da disciplina através da compreensão dos mecanismos do comportamento humano e também promover a partilha de estratégias de desenvolvimento da autoestima das crianças, gestão de conflitos e ajuste de comportamentos desajustados.


A primeira formação foi realizada a 17 de janeiro e foi direcionada a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, tendo como tema "Action no Reaction: Inteligência Emocional aplicada na sala de aula", uma vez que determinados casos de indisciplina na sala de aula são apontados como um dos principais fatores que comprometem a aprendizagem e o sucesso académico. Ao aplicar técnicas de inteligência emocional, o professor será capaz de compreender e gerir as suas emoções, treinando as ações que serão potenciadoras de um bom ambiente de sala de aula.