Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Juventude :: 30 anos de Erasmus+: Voluntários do Centro de Juventude de Águeda dinamizam Jogo Gigante "Viver a Europa" nas Escolas

Nova imagem 1 1024 2500
23 Janeiro 2018

Em 2017, o programa de mobilidade europeia Erasmus+ celebrou 30 anos. Uma das atrações desta comemoração foi o jogo “Viver a Europa” que se trata de um jogo de tabuleiro que tem uma versão gigante em que os jovens participantes são envolvidos enquanto peça do mesmo.

 

De uma forma lúdica, os jogadores têm oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre a cultura europeia, através de questões gerais sobre história e geografia, língua e cultura, gastronomia, mobilidade e outros. Segundo a Agência Nacional, este jogo representa “uma estratégia nova e próxima dos jovens, permitindo através do jogo ganhem conhecimentos e competências que os capacitem para o seu futuro e para aproveitarem em pleno as oportunidades que a Europa e o projeto europeu lhes oferece.”


Este jogo foi uma atração no festival MEO Sudoeste de 2017 e, nos próximos meses, estará a percorrer o país para que jovens de diferentes localidades possam usufruir dele. Atualmente o jogo encontra-se em Águeda e tem vindo a ser dinamizado no âmbito da educação não-formal pelos jovens estrangeiros do Serviço de Voluntariado Europeu que se encontram no Centro de Juventude de Águeda, uma parceria da Câmara Municipal de Águeda com a Associação Psientífica, que é multiplicadora Eurodesk.


As Escolas Secundárias Adolfo Portela e Marques Castilho e a Escola Básica de Aguada de Cima, já se encontram a usufruir deste jogo, mas qualquer instituição que procure divertir e testar o conhecimento dos seus jovens neste âmbito poderá contactar durante este mês o Centro de Juventude de Águeda através do e-mail geral@cjagueda.pt para efetuar uma marcação mediante disponibilidade.