Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ação Social :: Câmara de Águeda recebe Galardão de Autarquia Mais Familiarmente Responsável pelo 8.º Ano Consecutivo

Vereadora recebe galard o das autarquias   familiarmente respons veis 1 1024 2500
11 Dezembro 2017

Pelo oitavo ano consecutivo a Câmara Municipal de Águeda é considerada uma das Mais Familiarmente Responsáveis. Em 2017, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 61 municípios portugueses com o título Autarquia + Familiarmente Responsável.

Fruto desta distinção, aquele observatório atribuiu a bandeira a 61 municípios, num universo de 115 candidaturas, tendo a Vereadora da Ação Social, Elsa Corga, recebido a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” no dia 29 de novembro, numa cerimónia que decorreu na Fundação CEFA, em Coimbra.

O prémio visa distinguir e premiar as Autarquias + Familiarmente Responsáveis, ou seja, aquelas que através da sua política de apoio às famílias, munícipes e aos seus funcionários autárquicos, se destacam por mais e melhores práticas adoptadas.

Os dados recolhidos através dos inquéritos ficarão disponíveis no sítio-electrónico do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

A adesão da Autarquia ao projeto representa o seu compromisso para com um futuro sustentável para o Município de Águeda, partindo do pressuposto que as famílias são a base estruturante de uma sociedade sustentável e solidária e que neste sentido são o futuro dessas comunidades. Assegurar o futuro das comunidades é proporcionar capacidade de resposta às necessidades das famílias, tendo em conta o papel vital que estas desempenham.

A Autarquia de Águeda entendeu que a adesão ao projeto constituía um desafio e uma oportunidade de melhorar a sua política de apoio às famílias, dado que era um momento de reflexão sobre as práticas adoptadas e de definição de novas linhas de intervenção futuras.

Entre as boas práticas apresentadas estão as parcerias que foram desenvolvidas com as instituições locais, a constituição da União das IPSS’s, o Programa Águeda Solidária, o Programa de Apoio ao Arrendamento, o Programa de Apoio às Instituições Locais, o Banco de Voluntariado de Águeda, as atividades de educação não formal para várias faixas etárias, as iniciativas culturais e desportivas e a conciliação da vida profissional e familiar dos colaboradores da Autarquia. Neste sentido, o prémio que distingue hoje a Autarquia de Águeda é também um prémio de todas as instituições parceiras, que trabalham em prol da qualidade de vida das famílias Aguedenses.