Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Município de Águeda adota o código Color Add

Color add 1 1024 2500
20 Novembro 2017

O código Color Add é um sistema de identificação de cores para daltónicos, uma linguagem universal e inclusiva que possibilita através do recurso a símbolos gráficos que pessoas daltónicas possam identificar cores que normalmente não veriam.

Este código assenta num processo de associação lógica de fácil memorização, e é desenvolvido com base nas 3 cores primárias representadas através de símbolos gráficos.

Através do relacionamento destes mesmos símbolos o daltónico consegue identificar facilmente toda a paleta de cores.

Atualmente existem cerca de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo, pessoas que são portadoras de uma perturbação da perceção visual que as impede de diferenciar todas ou algumas cores. As novas tecnologias devem ser inclusivas e acessíveis a todos, para tal deverá existir uma constante melhoria contínua das mesmas de forma a permitir a introdução de elementos que possibilitem o igual acesso a todos os utilizadores.

A Câmara Municipal de Águeda implementou este código no seu site em www.cm-agueda.pt, e na newsletter semanal que é enviada aos munícipes.

Na oportunidade o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Edson Santos referiu: “Depois de em 2016 termos implementado um mecanismo que possibilita a leitura de texto a alguns utilizadores com dificuldades visuais, damos agora mais um passo na melhoria da acessibilidade digital ao implementar o código Color Add. É assim nosso objetivo garantir que independentemente das necessidades específicas de cada pessoa estas possam navegar no site e aceder de igual forma à informação do nosso concelho.”