Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Escolas do Concelho recebem Galardão Eco-Escolas

Escolas do concelho recebem galard o eco escolas 1 1024 2500
20 Novembro 2017

O Programa Eco-Escolas consiste num projeto educativo internacional promovido pela Organização Não Governamental Europeia “Fundação para a Educação Ambiental” (FEE), representada a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), destinando-se essencialmente a escolas do ensino básico, mas abrange todos os graus de ensino do pré-escolar às universidades.

Este Programa tem como principal objetivo incentivar e reconhecer boas práticas de gestão ambiental no espaço escolar, bem como a sensibilização e envolvimento de toda a comunidade, sendo o trabalho desenvolvido reconhecido pela ABAE através da atribuição de uma Bandeira Verde Eco-Escolas.

No ano letivo 2016/2017 foram galardoadas 5 escolas do concelho de Águeda neste projeto:

- EB de Águeda + Jardim de Infância

- Escola Básica de Valongo do Vouga (ex. EB 2,3 + EB1 de Arrancada do Vouga)

- Escola Básica Fernando Caldeira

- Escola EB1 de Macinhata do Vouga

- Escola Secundária de Adolfo Portela

Destas, já hastearam a Bandeira Verde, a Escola Básica de Águeda, a Escola Básica Fernando Caldeira e a Escola Secundária Adolfo Portela contando com a presença do Sr. Vice-Presidente, Dr. Edson Santos e da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Elsa Corga. No próximo dia 22 de novembro será a vez da Escola Básica de Valongo do Vouga e da Escola Básica 1 de Macinhata do Vouga.

Neste sentido, e enquadrado na estratégia de desenvolvimento sustentável, o Município tem apoiado o desenvolvimento de diversas iniciativas nas escolas que aderem a este programa como:

- Apoio à realização de visitas de estudo;

- Acompanhamento e dinamização de atividades nos dias temáticos (Dia da Terra, Semana do Ambiente e Sustentabilidade, Semana Europeia para a Prevenção e Produção de Resíduos, Dia Europeu sem Carros, Semana Europeia da Mobilidade, entre outros propostos pelas escolas);

- Apoio no desenvolvimento de hortas pedagógicas;

- Difusão e promoção dos trabalhos realizados na comunicação social;

- Entre outras.