Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Cultura :: Autarquia promove Hábitos de Leitura com Projeto “Biblioteca vai às Escolas”

Biblioteca vai  s escolas 1 1024 2500
13 Novembro 2017

Iniciou no mês de novembro, o projeto "Biblioteca vai às Escolas", iniciativa que promove desde 2005 a leitura entre as camadas mais jovens da população em esquema de itinerância, e consiste na entrega de um “Baú de Livros” em todas as escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do Concelho de Águeda.

Esta iniciativa será complementada com a dinamização em cada estabelecimento de ensino de uma sessão de histórias dirigidas a este público-alvo.

Nesta que é a 13.ª edição deste projeto, serão entregues à volta de 6000 livros que permanecerão nas escolas durante o ano letivo para que os alunos possam ter acesso à leitura de uma forma livre e gratuita. Este projeto decorre em esquema de itinerância e consiste na entrega de um baú de livros em cada estabelecimento de ensino, durante cada período letivo, e na realização de duas sessões de contos para todos os alunos.

Os livros podem ser lidos na sala de aula ou requisitados para ler em casa. Terminado cada período letivo, o baú é recolhido e entregue a outra escola no início do período letivo seguinte.

Com este projeto a equipa da Biblioteca Municipal Manuel Alegre pretende aproximar-se cada vez mais do público infanto-juvenil dando a conhecer a Biblioteca como um espaço criado para toda a comunidade Aguedense e esperando que estes leitores se tornem cada vez mais conscientes de que ler por prazer é a melhor opção para estimular o nosso espírito crítico e criativo.

Para a vereadora da Educação e Cultura, Elsa Corga, “este é um projeto importante, que a par de projetos como Biblioteca nas Freguesias e Biblioteca nos Cafés, contribui para despertar o gosto pela leitura, fazendo a Biblioteca sair de portas e ir ao encontro do seu público”.