Serviço de Voluntariado Europeu traz Jovens Europeus a Águeda

Cja 1 1 725 999 1  1 1024 2500
06 Novembro 2017

O Centro de Juventude de Águeda, parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a Associação Psientífica, é um núcleo dinamizador e impulsionador da Juventude. Neste Centro ativador dos jovens, pode encontrar-se informação qualificada sobre oportunidades nacionais e europeias.

Atualmente estão em Águeda quatro jovens a desenvolver um projeto de voluntariado europeu ao abrigo do programa Erasmus+. O Erasmus+, no domínio da educação, formação, juventude e desporto, abrange tanto uma dimensão intra-europeia como uma dimensão de cooperação internacional.

Águeda ficou mais rica com a chegada de voluntários estrangeiros que estão na cidade a desenvolver atividades nas instituições locais. Entre o desenvolvimento de atividades intergeracionais na Quimeras & Aventuras – Associação e a promoção do respeito pelo outro através de atividades sobre multiculturalidade, estes jovens têm vindo a desenvolver ações junto de alunos 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.

Centro de Juventude de Águeda

As atividades que desenvolvem são benéficas para ambas as partes, pois os jovens têm oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que têm vindo a adquirir em sessões sobre a preparação de projetos e planificação de atividades, e os participantes têm oportunidade de experienciar o contacto com jovens estrangeiros que trazem à cidade uma vivência diferente.

A Ronja Stief (alemã de 21 anos) diz que não escolheu vir para Águeda, mas foi Águeda que a escolheu porque cá diz sentir-se genuinamente feliz nesta cidade colorida de pessoas simpáticas e cuidadoras. O Nicolas Casablanca (espanhol de 24 anos) refere que em primeiro lugar pretende desenvolver cá as suas competências sociais e provar a si mesmo que é capaz de viver fora da sua cidade, Sevilha.

A Verónica Bellisario (italiana de 28 anos) decidiu optar por vir para Águeda porque queria fazer parte de algo que ajudasse outras pessoas e o Johannes Schranz (austríaco de 19 anos) aproveitou o convite da organização austríaca e veio para cá viver uma oportunidade única.
Engane-se quem pensar que a possibilidade de fazer voluntariado é só para estrangeiros, pois qualquer jovem da cidade terá acesso a informações sobre este tipo de iniciativas no Centro da Juventude!

Posteriormente os jovens irão marcar presença semanal nos Clubes Europeus e Clubes de Voluntariado da Escola Adolfo Portela, Escola Básica de Aguada de Cima e Escola Secundária Marques Castilho onde vão desenvolver atividades com os alunos no âmbito da educação não-formal numa aprendizagem bilateral.

Por isso, se for na rua e ouvir falar inglês, alemão, italiano e espanhol já sabe que são os jovens do Serviço de Voluntariado Europeu que estão no Centro da Juventude de Águeda.