Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Executivo da Câmara de Águeda inaugura a nova Ponte de Óis da Ribeira

Inaugura  o da ponte de  is da ribeira 1 1024 2500
16 Outubro 2017


A Câmara de Águeda inaugurou oficialmente no passado dia 14 de outubro, sábado, a nova ponte de Óis da Ribeira, uma obra da autarquia para minimizar o efeito das cheias na baixa da cidade que representou um investimento superior a um milhão de euros.

O Presidente da Câmara, Gil Nadais, fez-se acompanhar pelo ainda vice-presidente e futuro presidente da Câmara, Jorge Almeida, e pelos vereadores João Clemente e Edson Santos.

A empreitada consistiu na remoção dos aterros existentes no local e no alargamento da secção de vazão da ponte, que se verificou não ser suficiente para a passagem da água, em situações de grande pluviosidade.

O Presidente da Câmara, Gil Nadais, salientou que "A ponte que existia não permitia a passagem de todas as águas e criava uma muralha. A diferença entre montante e jusante desse aterro chegava a ultrapassar 1,5 metros de altura. Isto numa altura de cheias é muita água e refletia-se na baixa da cidade".

A remoção dos aterros já teve efeitos positivos na última cheia, ocorrida em 2016, dado que teria ocorrido uma cheia de maior dimensão em Águeda se aqueles aterros não tivessem sido retirados.

A intervenção para fazer face às cheias cíclicas na cidade comportou também a construção de um canal artificial com 22 metros de largura e 800 metros de extensão, destinado a recolher as águas e a devolvê-las ao rio.

Gil Nadais aproveitou ainda a oportunidade para agradecer a compreensão da população ao longo da execução deste projeto, porque "o acesso mais rápido e direto ao centro da cidade esteve cortado demasiado tempo".

A construção da nova ponte que faz a ligação entre as povoações de Óis da Ribeira e Cabanões demorou cerca de dois anos e meio. A empreitada arrancou em abril de 2014, mas cerca de um ano depois a autarquia teve de abrir novo concurso, porque a primeira empresa abriu falência e abandonou a obra.

Apesar de a travessia ter aberto ao trânsito há cerca de um ano, só há dois meses é que a empreitada ficou completa com a colocação da iluminação.

A nova ponte começou a ser construída a 22 de abril de 2014 e tem 140 metros. É de duas vias, cada qual com 2,25 metros de largura. Conta com passeios e proteções de ambos os lados.