Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda Aposta Em Espaços do Cidadão nas Freguesias

Espa o do cidad o de belazaima do ch o 1 1024 2500
26 Setembro 2017

O Município de Águeda vai dispor de 20 Espaços do Cidadão para atendimento digital, tendo sido formalizada a entrada em funcionamento, no passado dia 25 de setembro, nas freguesias que já reunião condições para a sua abertura, com uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Águeda e do Vice-Presidente e Vereador com o pelouro das freguesias, aos referidos espaços.

Estes postos onde funcionarão os Espaços do Cidadão e os postos avançados do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, irão funcionar nos horários afixados nos locais e estão situados nas seguintes localidades: Á-dos-Ferreiros, Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Barrô, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcôba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa, Valongo do Vouga.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que Águeda apostou “na proximidade dos serviços ao cidadão, sendo que neste momento se atinge mais um objetivo da dotação das antigas 20 Juntas de Freguesia, com um Espaço do Cidadão. Águeda afirma-se mais uma vez na vanguarda da Modernização Administrativa, sendo um dos primeiros concelho a garantir uma cobertura total com serviços digitais descentralizados ao cidadão, com o objetivo de proporcionar o melhor serviço e acumulando ainda poupanças em deslocações e tempo”.

No âmbito do protocolo assinado a 19 de março de 2015, entre o Município de Águeda e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), cujo objetivo é a promoção da instalação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas do concelho, designadas “Espaços do Cidadão”, nas freguesias do concelho de Águeda, foi concluída a última fase do processo, com a instalação do mobiliário e a configuração dos equipamentos.

 

Espaços do Cidadão
São pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades que prestam serviços de interesse público, num único balcão.

Existem centenas de espaços em Portugal, instalados em Lojas do Cidadão, pontos de atendimento da administração local e balcões dos CTT, sendo que Águeda já conta com um Balcão desde 2009, acumulando desde essa altura 40.053 atendimentos.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio na prestação dos serviços públicos digitais.