Disponível o boletim 8 do PARNET TIC 2

Parnet tic logo1 1 1024 2500
09 Junho 2015

Foi publicado o boletim 8, correspondente a abril de 2015.

Este número do Boletim do PARNET-TIC 2 inclui uma entrevista com Miguel A. Mato da empresa Horticina (instalação de mirtilos), apresenta o novo sítio web da Deputación de Almeria, inclui uma peça intitulada “Jornalismo a olhar para o futuro, em Huesca”, bem como outros temas de interesse.

Relativamente a Águeda, o boletim apresenta a monitorização ambiental agrícola promovida pelo Município de Águeda através da construção de um protótipo modular em código aberto para a monitorização ambiental agrícola nas variáveis da humidade, temperatura ambiente, exposição solar e pressão atmosférica.

A plataforma de monitorização, inserida no conceito de ferramentas “smart farm” objetiva a gestão de instalações agrícolas pela otimização dos recursos utilizados, considerando o meio ambiente e a sustentabilidade dos mesmos, nomeadamente na utilização de água ou o investimento financeiro.

O Boletim n.º 8 em língua portuguesa está acessível através do seguinte endereço:

O projeto pode ser ainda acompanhado no sítio da internet www.parnettic2.eu, disponível nas línguas dos parceiros: português, castelhano e francês.

Sobre o PARNET-TIC 2
Através da cooperação transnacional, o projeto visa capitalizar e dar mais notoriedade aos resultados obtidos no PARNET-TIC orientando-os para a obtenção e criação de emprego, especialmente aqueles que são sustentáveis e respeitam o meio ambiente, assim como para a melhoria das condições de empregabilidade dos cidadãos residentes nos núcleos urbanos situados no meio rural.

Minimizar-se-ão as consequências negativas evidenciadas pelo facto de estarem localizados numa área não metropolitana, em termos de desenvolvimento económico e promoção do emprego, promovendo a utilização das TIC para facilitar o acesso da população ao emprego, adequando a oferta à procura, assim como promovendo o conhecimento dos meios adequados para a criação de emprego próprio e as ajudas e serviços disponíveis na Administração Pública Local.

Parceiros
Este projeto conta com a parceria entre a Diputación de A Coruña (Chefe de Fila) (Espanha), Câmara Municipal de Águeda (Portugal), Diputación de Huesca (Espanha), Diputación de Almería (Espanha), Chambre d'Agriculture de Lot et Garonne (France).

A aposta da parceria passa por aumentar a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como forma de dinamizar os territórios.

nº8|04-2015 - boletin_PT