Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Cultura, Desporto e Turismo :: Município de Águeda reforça parcerias no Concelho

Cultura  desporto e turismo 1 1024 2500
25 Março 2014

No sentido de reforçar as dinâmicas culturais, desportivas e turísticas em todo o território concelhio, o Município de Águeda assinou diversos protocolos, nomeadamente com a associação Ativa Mais, a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, e a União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba.

União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba (UFPMA)
No passado dia 21 de março o Município de Águeda, em cerimónia com a presença do Presidente da Câmara, Gil Nadais, do Vereador do Turismo, Edson Santos, e do Presidente da UFPMA, Pedro Vidal, assinou protocolo com a União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba relativamente às normas de gestão e funcionamento da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo.

Em termos financeiros, nesta primeira fase de funcionamento, caberá à Câmara Municipal prestar apoio financeiro direto (através de prestações financeiras) e indireto (através do apoio humano e técnico) sempre que necessário, assegurando o sucesso da operação. Comparticipação de um dos animadores que terá formação superior na área do Turismo e será comparticipado da seguinte forma: 60% do vencimento no 1.º ano de atividade; 30% do vencimento no 2.º ano de atividade; 20% do vencimento no 3.º ano de atividade, sendo que o município comparticipa o vencimento base nas percentagens acima referidas, até ao montante máximo de €750 mensais.

Caberá à Câmara Municipal implementar o projeto no terreno e iniciar todo o processo de divulgação e promoção, bem como estabelecer os mecanismos de gestão, monitorização e acompanhamento da execução financeira, aproveitando todos os meios humanos, técnicos e infra-estruturas de que dispõe para o efeito. O desenvolvimento científico e o apoio técnico à Estação de Biodiversidade, será efetuado através dos seus técnicos com formação nas áreas de Biologia e do Ambiente.

Durante os primeiros 3 anos, haverá uma transferência progressiva nas responsabilidades de gestão, designadamente técnica e financeira para a Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba, preparando a segunda fase de funcionamento, em que a Junta de Freguesia ficará autonomamente com a gestão do projeto, havendo apenas por parte da Câmara Municipal apoio técnico e cientifico no que diz respeito à estação de Biodiversidade.

Durante os primeiros três anos da vigência deste protocolo caberá à Junta de Freguesia, a contratação de pessoal e a monitorização do património e das demais infraestruturas, recorrendo, sempre que necessário, aos meios humanos e técnicos da Câmara Municipal de Águeda para eventuais reparações. Deverão ser contratados 2 recursos humanos, em função das necessidades geradas pela procura e venda de serviços, devendo estes possuir as seguintes competências: formação superior na área do turismo e/ou animação.

A partir do 4.º ano de funcionamento, inclusive, toda a gestão passará a ser feita, exclusivamente, pela Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba, a qual ficará responsável pela divulgação, promoção, monitorização e manutenção de todo o projeto. Exceptuam-se o apoio técnico e cientifico à Estação de Biodiversidade que continuará a ser prestado pela Câmara Municipal, dada a sua especificidade.

Macieira de Alcôba é uma das aldeias mais características do concelho de Águeda, é rica em património arquitetónico tradicional, tradições culturais, etnografia e sobretudo uma beleza paisagística única no concelho que permite o desenvolvimento de vários projetos que potenciam o turismo do concelho e da região.

Neste sentido surge o projeto “Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo”, que consiste na revitalização de Macieira de Alcoba, transformando-a em Aldeia pedagógica do milho antigo e projetando a herança cultural ligada ao cultivo do milho antigo, aprofundando a vertente exploratória do património rural com uma importante componente educativa e turística.

Fazem parte integrante deste projeto, para além do património natural e arquitetónico já existente as seguintes estruturas e parcerias: Núcleo interpretativo, casa do grãozinho milhão e lojinha, moinhos, moinhola, lagar de varas, estação de biodiversidade, percursos pedestres, restaurante “A Escola”, associações locais e alojamento local.

Este projeto foi financiado no âmbito do PRODER, sendo agora essencial efetuar todas as parcerias para a implementação do mesmo. Um dos parceiros fundamentais ao longo de todo este processo foi Junta de Freguesia Local, que ficará co-responsável pela gestão, de acordo com as premissas da candidatura ao PRODER.

Ativa Mais – Associação para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar
A 20 de março teve lugar a assinatura de protocolo entre a Associação Ativa Mais e o Município de Águeda, representados respetivamente pela Presidente da Direção Ana Rita Almeida e pelo Presidente da Câmara, Gil Nadais, acompanhado pelo Vereador do Desporto, Edson Santos, tendo em vista a atribuição de um apoio financeiro superior a €36.000 para a dinamização do Centro de Marcha e Corrida de Águeda e do Programa de Saúde e Bem-Estar para a 3.ª Idade.

Com o documento agora assinado a Associação Ativa Mais fica obrigada a implementar e gerir o centro de marcha e corrida de acordo com as orientações do primeiro outorgante; a coordenar ou apoiar o desenvolvimento de atividades e provas no âmbito do centro de marcha e corrida de Águeda de acordo com e com a aprovação do primeiro outorgante; a promover a utilização da pista medicalizada de Águeda e encaminhar os utilizadores para o Centro de Marcha e Corrida, promovendo um programa adequado à sua condição física; a promover a utilização continuada e orientada das infra-estruturas e equipamentos desportivos da cidade e dos espaços verdes do Município que possam vir a ser inseridos no Centro de Marcha e Corrida; a desenvolver e dinamizar um Programa de Saúde e Bem-Estar para a 3ª Idade, de acordo com as orientações do primeiro outorgante; a potenciar o aproveitamento das piscinas municipais, através de programas destinados à prática da natação; a desenvolver um caderno pedagógico de apoio às atividades aquáticas da piscina Municipal de Águeda; a assegurar a execução dos procedimentos administrativos inerentes ao serviço de receção e atendimento das Piscinas Municipais, de acordo com as orientações do primeiro outorgante; a promover a dinamização da rede de percursos pedestres do concelho de Águeda, de acordo com as orientações do primeiro outorgante; a colaborar, promover e/ou participar ativamente nos eventos organizados pela Autarquia na área desportiva e de saúde e bem-estar; a divulgar e promover o nome de Águeda nas atividades em que participa, apoia e/ou organiza, sejam elas de âmbito local, regional, nacional e internacional; e a publicitar o presente Protocolo, fazendo referência ao apoio concedido pelo município, através da menção expressa: “Com o apoio da Câmara Municipal de Águeda”, ou equivalente, desde que previamente autorizado pelo Primeiro Outorgante.

Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro
A 19 de março a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro através do seu Presidente do Conselho de Administração, Mateus Augusto Araújo, assinou um protocolo de colaboração com o Município representado pelo Presidente da Câmara, Gil Nadais, e pela Vereadora da Cultura, Elsa Corga.

Com este protocolo a Fundação passará a vender material promocional do Município de Águeda na Loja/Projectos Memorium da Fundação Dionísio Pinheiro, ficando ainda obrigada a promover o Município de Águeda e os seus produtos, nos mais variados eventos organizados pela Fundação, e a promover a desenvolvimento local, canalizando os visitantes do museu para a restauração e alojamento do concelho.