Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Desporto :: Águeda recebeu chegada e partida da 19.ª Volta a Portugal do Futuro

20110908123528687631 1 1024 2500
08 Setembro 2011

A Cidade de Águeda voltou a receber, nos dias 7 e 8 de Setembro, as emoções do ciclismo com a 19.ª Volta a Portugal do Futuro em Bicicleta, que conta com o apoio da Câmara Municipal na sua chegada e partida de Águeda.

A Cidade de Águeda voltou a receber, nos dias 7 e 8 de Setembro, as emoções do ciclismo com a 19.ª Volta a Portugal do Futuro em Bicicleta, que conta com o apoio da Câmara Municipal na sua chegada e partida de Águeda.


A 7 de Setembro, a Avenida 25 de Abril, no centro da cidade, foi palco, pelas 18:20, do final da primeira etapa da Volta numa tirada entre Aveiro e Águeda.


Joni Brandão foi o primeiro vencedor da 19.ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa. O jovem corredor de 21 anos venceu em Águeda os 118, 8 quilómetros da primeira etapa. Joni, e toda a formação Liberty Seguros / Stª Maria Feira, dominaram por completo o dia inaugural da competição que começou em Aveiro. Além de melhor conjunto, a equipa tem corredores no topo de cada classificação à excepção do Prémio da Juventude que pertence a Rui Meireles (Mortágua/Basi).


Os resultados finais na chegada à Bairrada explicam-se com a fuga dos três jovens da Liberty Seguros ao quilómetro 66, ainda antes da subida à serra do Caramulo (Varziela), uma contagem de 3.ª Categoria. O trio ganhou parte da vantagem no terreno íngreme mas, sobretudo na descida feita a alta velocidade e nunca mais foi alcançado.


A 19.ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa tem a tradição de revelar jovens promessas ao ciclismo nacional. Na lista de vencedores da competição surgem, entre outros, nomes como os de Joaquim Gomes, actual director da prova e do antigo corredor José Azevedo.


Alinharam nesta primeira etapa 62 corredores em representação de todas as equipas portuguesas do escalão Sub-23 e ainda uma formação galega.


Depois da conclusão da tirada inaugural em Águeda, a cidade regressou ao roteiro da 19.ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa no dia 8 de Setembro. A segunda etapa saiu pelas 11:20 de Águeda em direcção à Batalha, onde o pelotão chega após 172,4 Kms na maior distância desta edição. A 19.ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa tem mais de 650 Kms e termina no domingo, 11 de Setembro.

 

À semelhança da edição do ano anterior, esta importante prova desportiva das duas rodas reafirma a identidade e projecção de Águeda no panorama do ciclismo nacional.