Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda foi o palco de uma discussão do futuro da energia e Smart Cities

Img 0966 1 1024 2500
10 Julho 2017

Nos dias 29 e 30 de junho de 2017, decorreu no Centro de Artes de Águeda a Conferência Internacional Energy & Smart Cities, numa organização da Câmara Municipal de Águeda em parceria com o Lighting Living Lab (LLL), cuja cerimónia de encerramento contou com a presença de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, e Carlos Zorrinho, membro do Parlamento Europeu.

Águeda ocupa o 2º lugar no Ranking Global das Smart City Index 2016, resultado das políticas municipais da última década, no sentido de tornar Águeda uma cidade humana, inclusiva, social, tecnológica e economicamente ativa. Este evento contou com a presença de especialistas internacionais para apresentar casos de estudo e debater questões relacionadas com a sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade, governação, energia e iluminação, no contexto das Cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas. Mais do que uma Smart City, pretende-se que Águeda seja uma “Human Smart City”, onde a tecnologia é utilizada para satisfazer as necessidades dos cidadãos e na facilidade com que podem aceder ao que as rodeia.

Gil Nadais, Presidente da edilidade, defendeu na cerimónia de abertura que “não temos de inventar a roda, temos de aprender com os outros e adaptar as soluções ao nosso contexto. Viajei muito para ver o que de melhor se fazia no mundo e tentar fazer ainda melhor em Águeda”. Acrescentou ainda que “a única coisa que se multiplica, quando partilhada, é o conhecimento, pelo que os dois dias de Conferência são de aprendizagem e de partilha de conhecimento”.

“É preciso religar os cidadãos ao projeto europeu e isso faz-se através de uma boa aplicação de proximidade das políticas e dos recursos europeus e nacionais”, afirmou o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho a 30 de junho em Águeda na sessão de encerramento da conferência “Energy & Smart Cities”, evento realizado numa cidade cujo exemplo neste campo, sublinhou, é “o espelho de um trabalho profundo e meritório, reconhecido a nível nacional, europeu e global”.

José Mendes, Secretário de Estado Adjunto do Ambiente, que presidiu à cerimónia de encerramento, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda ao nível da sustentabilidade, energia e inovação, considerando que “é um exemplo para o país, que merece ser partilhado como boa prática”.

Iluminação pública, soluções inteligentes de mobilidade suave, dados abertos, economia circular, Internet of Things (IoT) e smart governance foram apenas algumas das temáticas abordadas ao longo dos dois dias da conferência, envolvendo 310 participantes, 42 oradores, 10 moderadores e 11 expositores.
A Conferência Internacional contou com o patrocínio das seguintes entidades: Galp, EDP, Lightenjin, Wiremaze, OSRAM Opto Semiconductors, Vodafone e Wavecom.

IMG_1383